“Foi quase um tornado que passou aqui”. Assim, o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Daniel Guimarães, define a tempestade de vento que passou por Sete Lagoas na madrugada desta quarta-feira, 29. Árvores caíram fechando ruas, telhados de casas foram arrancados e algumas regiões ainda estão sem energia elétrica. Semáforos também estão desligados como na rua Inhaúma e na Av. Dr. Renato Azeredo.
Equipes do Corpo de Bombeiros, desde a madrugada, estão nas ruas atendendo as ocorrências. “Já deixamos o SAMU em alerta para ocorrências de acidentes para que as equipes dos Bombeiros fiquem mais liberadas para atender os problemas causados pela chuva”, afirma o Sgt Rodrigues.
Ainda segundo o Bombeiro os estragos foram mais localizados nos bairros Santo Antônio e Progresso. Na Av. Perimetral, próximo a Bombril, o telhado de um posto de combustíveis foi arrancado. Postes de energia foram derrubados por árvores. “Temos que atender ainda nove ocorrências de árvores que estão caídas fechando ruas. Mas dependemos da Cemig por causa dos postes que foram derrubados”, diz o Sgt.
O militar aproveita para informar que o telefone 192 do SAMU não está funcionando. “A população pode ligar para o 193 dos Bombeiros que a gente repassa para o SAMU. O 3771-3654 também pode ser acionado para contato com o serviço de urgência”, finaliza.
O pesquisador da Embrapa diz que o problema maior foram os ventos e que “chuva mesmo foi pouca”. Ainda não foi possível precisar a velocidade dos ventos que passaram pela cidade. “Uma estação da Cemig é capaz de fazer essa medição estamos em contato para tentar precisa essa velocidade. Mas o problema foi muito localizado”, informa Daniel.
Sobre a previsão do tempo para os próximos dias o pesquisador diz que até essa quinta-feira, 30, é prevista uma chuva não muito forte. “A partir da sexta o tempo melhora, o fim de semana será de tempo bom e o tempo deve fechar apenas na quarta-feira da próxima semana”, finaliza.
Por causa das chuvas, o prefeito Marcio Reinaldo cancelou o ponto facultativo da Codesel. O órgão manterá os trabalhos nos dias 30 e 31 de maio, 1 e 2 de junho para manutenção diária dos trabalhos de limpeza da cidade.
Confira vídeo feito pela equipe do SeteLagoas.com.br na manhã desta quarta, na Av. Perimetral.
http://www.youtube.com/watch?v=FA_6BpWlBAw
Por Marcelo Paiva