A declaração foi feita em reunião realizada entre o prefeito Marcio Reinaldo e o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, em Belo Horizonte.
O secretário de estado acredita que uma das mudanças necessárias para solucionar o problema da violência na cidade é a mudança do comando da Polícia Militar em Sete Lagoas, que hoje se encontra subordinada a 14ª Região de Polícia Militar, sediada em Curvelo. “Vamos fazer a proposição de mudança por que não faz sentido do ponto de vista estratégico”, afirmou Rômulo.
Também estiveram presentes na reunião uma comissão da cidade formada pelos vereadores sete-lagoanos Marcio Paulino e Pastor Alcides, o Sargento Josemmar, representando o Corpo de Bombeiros de Sete Lagoas e Maria das Graças Almeida, representando o Conselho Municipal de Defesa Social da cidade. Além do deputado estadual João Leite e do delegado assistente da chefia da Polícia Civil no Estado de Minas Gerais, Valmir de Paula Ramos.
“Em termos de segurança pública, o problema está em Sete Lagoas. A cidade é influenciada por todos os problemas da Região Metropolitana de Belo Horizonte”, defendeu o prefeito Marcio Reinaldo. Com a possível mudança, Sete Lagoas pode se tornar sede da Região Integrada de Segurança Pública (RISP), recebendo recursos e investimentos diretos do Governo de Minas.
Outro ponto debatido, foi a subordinação da Companhia Local do Corpo de Bombeiros ao Batalhão de Bombeiros de Montes Claros, o que inviabiliza qualquer apoio já que a cidade encontra-se a 360 quilômetros de distância de Sete Lagoas. A comissão solicitou ao secretário de estado a criação de uma Unidade Autônoma do Corpo de Bombeiros, a construção de uma sede própria para a unidade e o investimento em equipamentos e veículos.
Com relação à Polícia Civil, o grupo defendeu a criação de um Departamento de Polícia Civil, aumento do número de investigadores e de viaturas, além da construção de uma sede própria para a Delegacia Regional. A Delegacia Regional de Polícia Civil da cidade, também está subordinada, atualmente, ao 14º Departamento de Polícia, também em Curvelo.
A comissão reivindicou, ainda, a instalação de uma Companhia de Missões Especiais no município para atender a demanda que vai ser gerada devido a volta dos jogos do Brasileirão à Arena do Jacaré.
A reunião surgiu a partir de um ofício enviado pelo prefeito Marcio Reinaldo ao Governo de Minas no qual apresentou a situação enfrentada pelo município nesta área. Está prevista para o próximo dia 6 de junho uma visita do secretário de estado a cidade, onde Rômulo Ferraz deve apresentar soluções para Sete Lagoas.
Com informações ASCOM prefeitura.