Sete Lagoas é a 5a cidade mais violenta do estado segundo dados da Secretaria de Estado de Defesa Social, SEDS, publicado nessa terça-feira, 04. As outras cidades mais violentas são Belo Horizonte, Betim, Contagem e Uberlândia, nessa ordem.
No mês de abril, Sete Lagoas ocupava a terceira posição entre as cidades mais violentas do estado, segundo dados da mesma secretaria. Os registros da Polícia Militar e Civil, que compõem a base de registro, revelam que no mês de maio foram registrados 153 crimes violentos.
Os crimes violentos contra o patrimônio, onde estão incluídos os roubos consumados e extorsões por sequestros, são maioria, 140 registros. Os números revelam uma tendência de queda de todas as taxas, em abril haviam sido registrados 167 crimes dessa natureza.
Homicídios consumados registrados também tiveram queda de 2,1 %, no mês de maio foram registrados 5 e em abril haviam sido registrados 7. São considerados, nesse caso, apenas homicídios que tiveram a intenção de matar a vítima, exluídos os decorrentes de roubo, por exemplo. Em relação aos números absolutos a cidade ocupa a 7° posição entre as 29 cidades com mais de 100 mil habitantes que compõem a lista.
Nesta quinta-feira, 6, o Secretário de Estado de Defesa Social Rômulo Ferraz vai se reunir, em Sete Lagoas, com autoridades políticas e representantes da polícia civil e militar e do Corpo de Bombeiros para discutir a situação da cidade e buscar soluções.
O prefeito Marcio Reinaldo já havia se reunido em Belo Horizonte com o secretário de estado na última semana, (veja AQUI), na ocasião atribuiu a violência da cidade a proximidade das cidades mais violentas do estado. “Em termos de segurança pública, o problema está em Sete Lagoas. A cidade é influenciada por todos os problemas da Região Metropolitana de Belo Horizonte”, ressaltou o prefeito.
Por Nayara Souza.