A Polícia Militar, PM, registrou 27 assaltos a ônibus coletivo, no mês de maio, do dia 01 a 31. Segundo informações da PM, deste total, 12 foram feitos a mão armada e as ocorrências se espalham por vários bairros da cidade.
Também no mês de maio um ônibus da Turi foi alvo de vandalismo e teve bancos incendiados por bandidos (veja AQUI). Na ocasião, o gerente da Turi, Roberto Samuel, destacou que os motoristas convivem com essa tensão diariamente.
Em alguns bairros o itinerário dos ônibus é modificado em determinados horários. Também há possibilidade de redução de veículos disponíveis a partir de horários noturnos, quando os assaltos são mais frequentes.
“A solução é evitar esses locais (onde os assaltos acontecem). Para garantir a segurança seria preciso que uma viatura da polícia escoltasse cada um dos ônibus, o que é impossível” explicou Roberto Samuel. Os veículos alternativos também são vítimas de assaltos. Segundo informou a PM os números referentes ao mês de maio correspondem as duas empresas.
A orientação da PM é que nem funcionários, nem passageiros reajam aos assaltos. Segundo o Sgt. Fábio, da seção de comunicação do 25°BPM, os passageiros devem tentar manter o controle e, se possível, observar as características do assaltante sem chamar atenção. “As informações passadas pela população são fundamentais para que a polícia solucione os crimes” destacou o Sgt.
Por Nayara Souza