Alunos da Faculdade Promove Campus II estão assustados com o aumento da violência na região. Nos últimos dias, muitos registros de carros roubados e ainda, relatos de alunos que foram assaltados quando saíam da aula ou enquanto aguardavam no ponto de ônibus. A unidade fica na Av. Prefeito Alberto Moura, 15, Nova Cidade.
De acordo com Débora Miranda, aluna do curso de Gestão de Recursos Humanos, em menos de duas semanas quatro carros foram roubados no local. Ela ainda conta que soube de duas alunas, vítimas de assalto, que foram abordadas por indivíduos armados com faca. “Agora está assim, não tem como sair da faculdade no fim da aula. Eu vou embora de van. Ontem ficamos dentro da faculdade e não saímos enquanto a van não parou na porta”, lamenta.
Segundo a aluna as ocorrências registradas no ponto de ônibus também estão ficando cada vez mais comuns. “O ponto de ônibus fica num local ermo o que facilita a ação dos mal intencionados. Os próprios funcionários também estão com medo,” enfatiza.
A direção da Faculdade Promove, preocupada com as ocorrências e relatos dos alunos tomou algumas medidas para amenizar a situação. Confira abaixo comunicado repassado aos alunos do Campus II, na quinta-feira (6), anunciando algumas providências.
“Prezados alunos,
como já é de conhecimento de todos, os casos de violência na região do Nova Cidade próximo ao Campus II das Faculdades Promove têm se tornado uma tristeza constante. Nos últimos 60 dias, assaltos e furtos passaram a preocupar alunos, professores e funcionários.
Apesar de essa situação estar acontecendo nos arredores da faculdade, sabemos que a responsabilidade pela falta de segurança à comunidade local não é da Instituição e, sim, do poder público. Mas como a segurança dos nossos alunos, funcionários e professores é imprescindível, esse tema tem sido pauta constante em nossas reuniões e discussões.
Para proporcionar mais segurança e tentar prevenir que outras situações de risco aconteçam, temos tomado todas as providências necessárias para que a segurança nos arredores da faculdade se instaure novamente de forma prioritária e urgente. Como ações que estão sendo executadas pela Direção das Faculdades Promove, temos:
1. Mudança do ponto de ônibus – Já foi solicitada à Secretaria Municipal de Trânsito a mudança do ponto de ônibus coletivo, que passará a ser em frente à portaria principal do campus. Tal medida irá trazer mais segurança àqueles alunos que precisam do serviço de transporte coletivo, que poderão esperar o ônibus em local movimentado e menos vulnerável à ação de pessoas mal intencionadas. O retorno dado pela Secretaria foi favorável à mudança, sendo que teremos que aguardar somente os trâmites legais do processo. Dentro das próximas semanas o novo ponto de ônibus já será instalado.
2. Reuniões na PM – Constantes reuniões estão sendo realizadas pela Direção e Administrativo das Faculdades Promove e comandante da 27.a Companhia da Polícia Militar de Sete Lagoas, Tenente Geraldo Gomes Reis. Ações para inibir a presença de bandidos estão sendo pensadas, bem como para garantir a segurança permanente no local.
3. Palestra sobre segurança – A Policia Militar irá ministrar, no próximo dia 11 de junho, às 19h30min, uma palestra aos alunos, funcionários e professores do campus, apresentando as propostas da PM sobre os problemas enfrentados pela população local e as medidas de segurança pública na região. Os participantes receberão treinamento de como agir em situações de perigo, como assaltos e roubos.
4. Abaixo-assinado – Foi encaminhado ao Prefeito Municipal e ao Comandando da PM o abaixo-assinado feito pelos alunos, para que os mesmos fiquem cientes da insatisfação da comunidade acadêmica do campus e possam agilizar as providências para solução dos problemas enfrentados.
5. Anjos da Paz – A direção das Faculdades Promove, pensando em uma medida imediata para amenizar a situação de caos enfrentada, irá contratar, temporariamente, seguranças particulares que farão o monitoramento da entrada e saídas dos alunos, bem como vistoriar a região do entorno da Instituição.
6. Reunião com a presença dos alunos – Acontecerá na próxima terça-feira, dia 11 de junho, às 19h, uma reunião entre o Diretor Administrativo-Financeiro da plataforma Centro Minas da SOEBRAS, Prof. Márcio Portilho, o comandante da 27.a Companhia da Polícia Militar de Sete Lagoas, Tenente Geraldo Gomes Reis e alguns alunos do Campus II para tratar de assuntos inerentes à segurança.
Esperamos que as medidas acima citadas, realizadas pelas Faculdades Promove, venham trazer mais segurança a toda a comunidade acadêmica e que os casos de violência registrados reduzam drasticamente. Continuaremos tentando junto ao poder público para que o mesmo também possa fazer a sua parte e proporcionar, não só aos nossos alunos, funcionários e professores, mas também a toda a comunidade local, mais tranquilidade.
Estamos à disposição de todos para demais sugestões, pois queremos solucionar essa questão o quanto antes e contamos com a ajuda de vocês.”
por Juliana Nunes