Com bastante hábitos aquáticos, cágados que vivem na lagoa da Boa Vista estão deixando o lugar depois da drenagem. Sem rumo, os animais estão perambulando pelas ruas e são vistos frequentemente em várias partes do bairro. De acordo com uma foto que circula em uma rede social, um cágado teria sido atropelado na Rua Randolfo Simões. Sem saber o que fazer, muitas pessoas estão levando os animais para casa, o que é passível de multa pelo IBAMA.
Para que os cágados não sofram foram do seu habitat natural, a Polícia Militar de Meio Ambiente faz um apelo para que quem estiver com um deles em casa entregue na sede da corporação. O pedido foi feito depois de reunião com ambientalistas da cidade, e a entrega deve ser feita na sede da Polícia Militar do Meio Ambiente no antigo Mini-zoológico, na orla da lagoa.
Na sede da PM ambiental foi providenciado um lugar adequado para os cágados ficarem até que sejam transferidos para outras lagoas, provavelmente a José Félix. No abrigo, os animais também receberão cuidados veterinários.
Presente a reunião, o biólogo e professor Ramon Lamar explica que “basta chegar lá com os animais e dizer que está fazendo uma entrega voluntária. Não haverá nenhum risco de multa (no entanto, multas são possíveis se o IBAMA encontrar esses animais na residência das pessoas. mesma coisa de passarinho nativo na gaiola sem autorização,” adverte.
Representando a PM no encontro, o Capitão Rodrigues, de acordo com Ramon Lamar, “clamou ainda no sentido de que esse seja o procedimento para a devolução de qualquer tipo de animal encontrado ou mantido em residências em desconformidade com as leis ambientais”.
Marcelo Paiva com informações de Ramon Lamar