Até o início da tarde desta terça-feira (18), 6.580 pessoas já haviam confirmado presença em dois protestos marcados para acontecer em Sete Lagoas, nos próximos dias. As datas são diferentes, mas o local da concentração dos manifestantes será sempre a Praça Tiradentes, no Centro, ponto tradicional de encontros de vários acontecimentos.
A primeira mobilização, com 3.055 pessoas confirmadas até o momento, está marcada para as 18h, dessa quinta-feira, 20. O segundo protesto, com 3.525 confirmados, será no sábado, 22, às 13h. Os manifestos batizados de “Vem pra rua Sete Lagoas”, cobram redução nas passagens e melhorias na cidade. A concentração, nos dois casos, está marcada para começar uma hora antes da passeata.
Depois de concentrados na Praça, os manifestantes vão sair por locais que serão definidos após reunião com a Polícia Militar, de acordo com a página da manifestação. No convite, os organizadores dizem que “chegou a hora de Sete Lagos despertar para os abusos que são cometidos em nossa cidade. Não se acomode com aquilo que te incomoda, vá para rua leve cartazes, apitos e faixas, vamos nos mobilizar e alcançar vitórias como em várias outras grandes cidades do Brasil”.
Segundo a organização o movimento é completamente apartidário. A divulgação está sendo feita pelo facebook e as páginas dos manifestos, veja AQUI e AQUI já contam com inúmeros comentários.
“O movimento é um grito de descontentamento popular, não somente pelo preço do transporte público, mas pela insatisfação de todos os brasileiros com os inquilinos do poder em nosso país”, diz um dos posts.
“Pode ser que no fim digamos: 20 centavos mudaram o país”. Afirma outro internauta se referindo ao valor do aumento nas passagens de ônibus em São Paulo que motivou o início das manifestações por todo o Brasil.
Por Marcelo Paiva