A Coordenadora Municipal do Controle da Dengue em Sete Lagoas, Maria José, alertou para a necessidade de realizar um trabalho continuo de combate a doença e ressaltou, também, que através de ações simples, a Dengue pode ser evitada. “Se cada um fizer a sua parte e o vizinho descuida, todos correm risco”.
Segundo a coordenadora a doença está sob controle, o índice atual de infestação no município está em 1,7% demonstrando a presença de larvas do Aedes em quase 2 imóveis a cada 100, o que enquadra a cidade em estado de alerta. Por isso é preciso que a população dê continuidade às formas de prevenção da doença.
Ela também alerta que os lotes limpos pela prefeitura durante o período epidêmico devem ser conservados “Os proprietários de terrenos baldios também têm a grande responsabilidade de manterem limpos seus terrenos, evitando assim criadouros para o mosquito da dengue”, pede Maria José.
Para dar continuidade ao trabalho a prefeitura de Sete Lagoas reuniu cerca de 170 agentes de controle de endemias para passarem por uma capacitação. Os agentes participaram de atividades teóricas e práticas com a realização de palestras sobre o combate ao vetor e sobre motivação no trabalho, esta última proferida por psicólogas da prefeitura.
Segundo Maria José o trabalho de combate a dengue acontece durante todo o ano com campanhas educativas, mutirões, tratamentos larvários, eliminação dos mosquitos através da máquina de borrifação costal, dentre outras ações.
O prefeito Marcio Reinaldo também ressaltou a importância do trabalho contínuo “mobilizamos nosso pessoal, pedimos apoio ao Estado e à população para conseguirmos sair da epidemia que vivenciamos. Sempre ressaltei a importância e a necessidade da união de todos no combate a dengue. Afinal, a responsabilidade é de todos nós”, lembrou o prefeito.
Com informações ASCOM de Saúde.