A estrutura que começou a ser montada na Praça Tiradentes, em frente ao Casarão, nesta quinta, 20, será palco das atividades do evento “Nadando com o Theo pelo Velhas”. A expedição percorre as cidades que fazem margem com o rio das Velhas, promovendo ações de educação e mobilização ambiental junto às comunidades, como parte das ações do Projeto Estratégico do Governo de Minas – Meta 2014. Em Sete Lagoas, as atividades acontecem nessa sexta-feira, 21.
A ação conta com a ajuda da mascote Theo, o peixinho legal, símbolo da qualidade das águas e da revitalização das bacias hidrográficas de Minas Gerais, que percorrerá os municípios em um ato itinerante de educação ambiental e mobilização social, levando informações sobre a revitalização do rio e sua bacia. De forma lúdica, o projeto pretende promover a mudança de comportamentos e de atitudes com a adoção de práticas ambientalmente corretas, dando a oportunidade para que a comunidade possa contribuir com a recuperação e preservação da bacia do rio das Velhas. As aventuras da mascote podem ser acompanhadas pela página http://meta2014.meioambiente.mg.gov.br/theo/2013/.
Atividades
“Nadando com o Theo pelo Velhas” permanece durante toda sexta no município, com a realização de ações educativas e de mobilização junto às escolas de ensino fundamental e médio. No período da noite, gestores públicos e comunidade também têm a oportunidade de acesso às informações sobre a importância da preservação e conservação da bacia do Velhas na Unidade Móvel Expresso das Ideias e nas tendas instaladas em pontos estratégicos, que servem como espaços de convivência.
A expedição percorrerá, até o final de 2013, 36 localidades da bacia hidrográfica do rio das Velhas apresentando o programa de educação ambiental Rio das Velhas Vivo. Fazem parte da apresentação do programa: o espetáculo infantil “Aprendendo com o Theo”, o “Bate Papo Ambiental – Fala Peixe”, com foco nos adolescentes, e o “Roda de Prosa – Cantoria de Rio e Sertão”, atividades educativas e música regional para todas as idades. A ação realiza, ainda, a distribuição de folders educativos, banners, camisetas e bonés.
A segunda etapa da Expedição será realizada em agosto e setembro e percorrerá os municípios de Confins, Matozinhos, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Jaboticatubas, Santana do Riacho, Taquaraçu de Minas, Santa Luzia, Belo Horizonte, Sabará, Raposos, Nova Lima, Rio Acima, Itabirito e Ouro Preto.
O personagem Theo é a mascote da equipe estadual de Fiscalização da Pesca. Theo promove ações educativas e de mobilização social, destacando todas as pressões que a fauna aquática, a pesca, os cursos d’água e o meio ambiente têm sofrido, ameaçando a médio e longo prazo a extinção de muitas espécies. Agora, o mascote Theo trabalhará, também, com a equipe de mobilização do Projeto Estratégico Meta 2014 em uma aventura pela busca da preservação das águas da bacia hidrográfica do rio das Velhas e da conscientização ambiental de sua população.
Confira a programação divulgada pela Secretaria Regional de Ensino:
Expedição Nadando com o THEO pelo Rio das Velhas
Programa Itinerante de Educação Ambiental pela Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas
Dia: 21/06/2013
Sete Lagoas: Praça Tiradentes
Programação
– 9h às 10h30
Público: 300 alunos, sendo 200 alunos das EE dos Anos Finais
Ens. Fundamental
“Bate Papo Ambiental – Fala Peixe”
– 14h30 às 16h
Público: 300 alunos, sendo 150 alunos das EE dos Anos Iniciais do Ens. Fundamental
Espetáculo Infantil: “Aprendendo com o Theo”
– 19h30 às 21h
Público: 300 alunos das EE do Ensino Médio e EJA Ens. Fundamental e Médio.
“Roda de Prosa – Cantoria de Rio e Sertão”
Expedição Nadando com o THEO pelo Rio das Velhas / ESCOLAS ESTADUAIS PARTICIPANTES
Manhã
9h às 10h30
EE Júlio César Reis Oliveira – 50 pessoas
EE Ápio Sólon Cardoso – 50 pessoas
EE Emílio de Vasconcelos Costa – 100 pessoas
Tarde
14h às 16h
EE Antônio Francisco de Oliveira – 50 pessoas
EE Professora Elza Moreira Lopes – 50 pessoas
EE Dr. Arthur Bernardes – 50 pessoas
Noite
19h30 às 21h
EE Dr. Olinto Sátyro Alvim – 50 pessoas
EE Emílio de Vasconcelos Costa – 160 pessoas
EE Dr. Arthur Bernardes – 90 pessoas
por Juliana Nunes, com informações de Agência Brasil