Um encontro muito representativo em clima de gratidão e emoção marcou a inauguração do Centro de Referência do Autismo e Outros Transtornos da Prefeitura de Sete Lagoas. A unidade foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, 24 de junho, em um ponto referencial da região hospitalar da cidade e, a partir de agora, oferece serviços gratuitos para crianças e adolescentes autistas e seus familiares.
O imóvel preparado pela Secretaria Municipal de Saúde fica na rua Cândido Azeredo, 108, Centro, e representa a oferta de uma política pública disponível em poucas cidades do Brasil. “Agora temos condições de receber os autistas e seus familiares em uma estrutura própria para atendimentos específicos de vários níveis. Nosso sistema de saúde evoluiu em todos os setores e conseguirmos nesse processo expandir nossa rede atendimento especializado. Uma atenção que o usuário merece”, comentou o prefeito Duílio de Castro.
O Centro de Referência oferece diversos serviços em um espaço pensado para receber muito bem os portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Agora, a Prefeitura tem condições de oferecer um acompanhamento contínuo de cada situação. “O público-alvo agora tem condições de dar sequência no tratamento e isso é o mais importante”, justifica o vice-prefeito Dr. Euro de Andrade.
Sete Lagoas passa a ser destaque no acompanhamento de autistas levando em consideração este serviço específico que terá estrutura e uma equipe interdisciplinar altamente capacitada. “Neste local teremos um espaço de recebimento com informações, instruções, ajuda no tratamento e todo amparo técnico e científico para o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes”, explicou Dr. Marcelo Fernandes, secretário municipal de Saúde.
O vereador Pasto Alcides é um defensor desta pauta e a inauguração atende um dos pedidos de sua atuação legislativa. Durante a solenidade ele não escondeu a sua emoção e fez agradecimentos. “Só temos a agradecer, em primeiro lugar a Deus e depois ao prefeito Duílio de Castro e o secretário Dr. Marcelo. A abertura deste Centro de Referência é, literamente, a realização de um sonho”, disse.
Pais de crianças autistas fizeram questão de participar da inauguração ao lado dos seus filhos. Todos comemorando a abertura da unidade que representa uma nova era não só de acolhimento, mas também de inclusão. “Para todas as mães de autistas esta unidade é uma esperança. Não existia um projeto de inclusão consistente na cidade e esta inauguração com esta visão é muito gratificante”, ressaltou Camila Ariele Oliveira Fernandes, mãe do pequeno Caio Logan Oliveira Fernandes.
Com PMSL – ASCOM