Um “envelopão” com reivindicações dos mais diversos tipos será entregue ao prefeito Marcio Reinaldo pelos organizadores do protesto que aconteceu em Sete Lagoas, na manhã deste sábado, 22. A manifestação saiu da Praça Tiradentes no fim da manhã, percorreu várias ruas da região central da cidade até passar pela Câmara Municipal e dispersar, novamente na Praça Tiradentes onde todos cantaram o Hino Nacional.
Depois de passar pela Rua Monsenhor Messias e Lassance Cunha, os manifestantes pararam em frente ao museu do Ferroviário, na Av. Antônio Olinto. Em assembleia, a maioria decidiu continuar em direção ao bairro Boa Vista. Depois de passar pelas ruas Goiás e Randolfo Simões, o movimento seguiu a Norte Sul até a Rua Francisco Vicente (do SESC), descendo depois a Professor Abeylard e ganhando a orla da Lagoa Paulino.
Antes de finalizar o protesto na Praça Tiradentes, os manifestantes sentaram na rua em frente à Câmara de vereadores, vaiaram e pediram um basta na corrupção. Nesse momento, vários cartazes que pediam desde a redução do valor da passagem de ônibus, até o veto ao projeto da PEC 37 foram recolhidos e colocados no “envelopão”, que será entregue ao prefeito.
Por onde o protesto passava era possível ver alguns comerciantes abaixando as portas temendo algum tipo de vandalismo, o que não aconteceu. Sobre o número de pessoas que participaram do protesto, o comandante do 25° BPM, Ten.Cel. Machado, estimou que “no ápice tinham entre três e quatro mil pessoas”.
A Polícia Militar acompanhou de perto toda manifestação e efetuou quatro prisões em duas ocorrências. Em uma delas um homem foi preso com um estilingue e uma faca. Em outro momento mais três jovens foram detidos com bombas e máscaras para esconderem os rostos.
Ainda de acordo com o comandante “esse pessoal, dessa manifestação está de parabéns. Ocorreu tudo tranquilo, tirando um ou outro que quer aproveitar da situação”. O balanço final da manifestação que ocorreu na última quinta-feira, 20, registrou seis ocorrências com cinco prisões. Todas por atos de vandalismo.
http://www.youtube.com/watch?v=CBY_knNOltE
http://www.youtube.com/watch?v=PaT7YPLwm5U
Por Marcelo Paiva