Planejar o desenvolvimento econômico sustentável a partir da atividade turística é responsabilidade do Município, em parceria com a iniciativa privada, força motriz dessa atividade econômica, em consonância com o planejamento da região e no contexto estado/país. Com esse objetivo e tendo o Inventário da Oferta Turística (INVTUR) como um dos instrumentos fundamentais para esse planejamento, a Prefeitura de Sete Lagoas – por meio da Secretaria Adjunta de Turismo (SECAT) da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo (SECET) – tendo como demandante o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), contratou uma consultoria especializada na prestação de serviços técnicos profissionais para mapeamento e registro de inventário, financiado pelo Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR).
O resultado foi a entrega da inventariação da oferta turística do município de Sete Lagoas com cadastro das informações no Portal Minas Gerais (www.minasgerais.com.br), produção de vídeos tutoriais para orientar empreendedores a cadastrarem seus empreendimentos e um relatório final, com todos os dados coletados, bem como observações sobre o processo de revisão completa do INVTUR vigente.
De acordo a secretária adjunta de Turismo do Município, Claudia Elane, o INVTUR consiste em identificar atrativos, produtos, equipamentos, serviços e infraestrutura de um destino turístico. “Sete Lagoas elaborou seu primeiro INVTUR ainda em 2004, com atualizações pontuais ao longo dos últimos 20 anos. Com essa contratação, foi possível realizar uma atualização mais robusta”, explica.
Com essa atualização, Sete Lagoas se apresenta no Portal Minas Gerais (www.minasgerais.com.br), da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, bem como por meio de vídeos tutoriais disponíveis no Youtube, “considerando que esses novos cadastros ou atualizações ampliam a visibilidade para turistas, imprensa e interessados em geral, divulgando o destino turístico junto a diversos outros no contexto Minas Gerais e na promoção de Minas para os mineiros, brasileiros e para o mundo”, completa Cláudia Elane.
A turismóloga e microempreendedora individual, Laís Cordeiro, contratada para essa missão, enfatiza que o INVTUR pressupõe a construção coletiva e espera que Sete Lagoas dê continuidade aos levantamentos. “A cidade é rica em seus produtos, pessoas e serviços, porém, ainda há a necessidade de conscientização por parte dos empreendedores sobre a atividade turística no município e o necessário envolvimento de todos”, reflete. Nesse mesmo sentido, a presidente da Instância de Governança Regional Grutas, Mariela Janice, ratifica. “Sete Lagoas exerce destaque na região, considerando a economia local, a cadeia produtiva do turismo bem estruturada, localização geográfica privilegiada e, com isso, a responsabilidade de planejar a atividade turística com base em informações e dados reais, sendo inclusive um exemplo regional”.
O secretário municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Rafael Vitor, reforça o convite aos empreendedores para que consultem os vídeos tutoriais para novos cadastros e revisões nos próximos meses, já que o processo continua aberto no portal para atualização continuada. Já o prefeito Duílio de Castro lembra que o planejamento vem sendo a base das ações da administração municipal. “Essa é mais uma ação que vai ao encontro do nosso compromisso de transformar Sete Lagoas em uma cidade cada vez mais turística, impulsionando o desenvolvimento local. Parabenizo o COMTUR pela bela condução desse processo”, finalizou o prefeito.
Novos cadastros podem ser orientados por vídeos tutoriais disponibilizados no Youtube.
Gastronomia https://youtu.be/PDlzO0uhTz0
Hotelaria https://youtu.be/IDoIc9jqhE8
Lazer e Entretenimento https://youtu.be/C05QDjaqQnQ
Evento https://youtu.be/l7Z0vLK2kys
Transporte https://youtu.be/ARgG4vsEpIg
Agenciamento https://youtu.be/GQ_KRO1Qd8I
Da Redação com ASCOM Prefeitura de Sete Lagoas