Um dia seco. No céu, um sol brilhante em um azul infinito. Na terra, os setelagoanos tiram o agasalho colocado pela manhã – para vestirem mais à noite. Quinta-feira (4) de inverno na cidade.
A mínima registrada na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) foi de 9,7ºC – na medição oficial, Sete Lagoas registrou 14ºC. O firmamento sem nuvens (de acordo com a previsão, elas aparecerão pouco durante o dia) faz com que rapidamente as temperaturas subam. A máxima será de 26ºC, com tendência de queda.
A baixa umidade do ar é motivo de preocupação: a entidade governamental do clima emitiu um alerta válido até às 18h de hoje para os níveis críticos que serão atingidos – Sete Lagoas está neste alerta, com umidade relativa em 30% na sua mínima.
Veja cuidados para este período:
- Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz;
- Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Em especial, fique atento à hidratação das crianças, idosos e dos doentes;
- Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
- Evite a prática de exercícios físicos entre 10h e 16 h;
- Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;
- Coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;
- Aproveite o vapor produzido pela água quente durante o banho para lubrificar as narinas
- Ponha toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos aposentos, principalmente nos quartos de dormir;
- Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções oportunistas das vias aéreas.