A partir dessa segunda-feira (01) a Polícia Militar (PM) de Minas começou a fiscalizar se os motoristas circulam com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) de 2013, para veículos com placas que terminam em 1 e 2. Segundo informações do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) cerca de 68% dos motoristas já estão com os documentos regularizados. Quem ainda não pagou a taxa de licenciamento deve fazê-lo.
O veículo somente será considerado licenciado estando quitados os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculadas ao veículo, conforme dispõe o parágrafo 2°, do artigo 131, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
De acordo com informações da Sgt. Ana Paula, do 25° Batalhão de Polícia Militar de Sete Lagoas, na cidade a fiscalização já foi iniciada e seguirá o mesmo cronograma do Estado. No mês de julho serão fiscalizados os veículos com placas terminadas em 1 e 2, seguidos por aqueles com placas com finais 3 e 4. Em agosto os veículos com finais 5, 6 e 7 já devem estar com o documento 2013 em mãos, assim como os veículos com placas terminadas em 8, 9 e 0, fiscalizados a partir de setembro.
Para receber o documento em casa os motoristas devem estar com todas as taxas em dia, além das multas pagas. O veículo tem que estar sem nenhum impedimento de endereço ou judicial. A taxa de licenciamento este ano custou R$ 71,30 e deveria ser paga até 1° de abril. Todas as informações sobre o documento do veículo podem ser consultadas no site do Detran, www.detran.mg.gov.br.
por Juliana Nunes