Gerar energia renovável e sem resíduos poluentes. Este é um dos maiores paradigmas para os próximos anos, em meio às discussões sobre o uso dos recursos naturais e poluição do meio ambiente.
Dentro deste aspecto, o Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM assinou um convênio de cooperação técnica com a CEMIG, que prevê a instalação de uma planta de geração de energia através do Programa Cidades do Futuro dentro do Campus da instituição de ensino. A parceria tem previsão de durar um ano, com a possibilidade de renovação para dois anos.
Segundo o plano de trabalho, a CEMIG vai implementar uma Planta de Geração Solar Fotovoltaica, com painéis solares, usados para converter a luz do sol em energia elétrica, integrada à arquitetura de redes inteligentes (smart grid), um sistema de tecnologia avançada, que inclui sistemas e redes informatizadas. O programa, uma via de mão dupla, vai reduzir o consumo de energia do UNIFEMM, e, em contrapartida, permitirá a demonstração da capacidade e os benefícios da tecnologia, a partir de testes realizados em equipamentos e sistemas computacionais, assim como a viabilidade técnico-econômica destas experiências.
Além disso, o programa vai possibilitar a geração de conhecimento científico sobre os impactos gerados através da inserção da energia solar e das tecnologias integradas à arquitetura de redes inteligentes, e subsidiar os órgãos de regulação com dados para a determinação das normas para a implantação generalizada dessa tecnologia.
Para a estatal, o UNIFEMM reúne aspectos fundamentais para a realização do projeto, como espaço físico, que possibilita diferentes modos de instalação dos painéis de energia solar. Além disso, o Centro Universitário mantém o curso de Engenharia Elétrica, o que possibilita o uso das instalações de forma didática.
“A aplicação da tecnologia no UNIFEMM agregará valores às estas ações e projetos, promovendo uma maior visibilidade ao integrar estas implementações ao ambiente, a fim de aumentar a consciência do público em geral e da academia sobre o uso eficiente e seguro da energia, bem como da necessidade de expansão da oferta de energia utilizando fontes limpas, renováveis e sustentáveis”, justificando o contrato assinado pelo Diretor Presidente da CEMIG Distribuição, Djalma Bastos de Morais, e o Reitor do UNIFEMM, Dr. Antônio Fernandino de Castro Bahia Filho.
Ascom Unifemm