A cobrança de pedágio da BR 040 entre Belo Horizonte a Cristalina, em Goiás, será suspensa a partir de 6 de agosto. O trecho, que corta Sete Lagoas, será administrado de maneira provisória pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) enquanto não acontece a relicitação da via.
O Ministério dos Transportes comunicou em nota nesta sexta-feira (12). No dia 6 de agosto, acontecerá a saída em definitivo da Via 040, empresa que administrava a extensão da BR 040 entre Brasília a Juiz de Fora: o trecho que liga a capital mineira à cidade da Zona da Mata será administrada pela EPR Via Mineira, vencedora da licitação realizada no mês de abril deste ano.
No mesmo dia, o DNIT fará a conservação do trecho entre BH a Cristalina, que corta Sete Lagoas. Este trecho, de 594 km, passará por uma nova licitação a partir de setembro. No comunicado, o Ministério dos Transportes afirma que os usuários não ficarão sem assistência pelo fim da concessão da Via 040:
“O Ministério dos Transportes, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estão cumprindo todos os trâmites legais referentes à concessão e operação da BR-040/MG/GO. O ministério ressalta que toda a operação da rodovia inclui manutenção e segurança do ativo, tanto por parte da EPR Via Mineira quanto pelo DNIT, de forma que o usuário seja plenamente assistido. Ministério dos Transportes, ANTT, DNIT e Polícia Rodoviária Federal atuam de forma integrada para assegurar a melhoria dos serviços na via e implementação dos investimentos necessários à elevação dos níveis operacionais e de segurança da BR-040”.