Nesta terça-feira (16) um importante setor brasileiro é lembrado de sua resiliência, sendo um dos principais motores da economia brasileira: é comemorado o Dia do Comerciante. A data surgiu após uma lei do ano de 1953.
A escolha do 16 de julho é por conta do nascimento de José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairú, em 1756 em Salvador (BA). Ele é considerado o patrono do comércio no Brasil, devido às iniciativas para desenvolver o relacionamento comercial brasileiro com outros países, além de ser o responsável por leis em benefício de quem começava a empreender naquela época.
O Visconde de Cairú se formou em economia e exerceu cargos públicos, como deputado, senador e secretário da Fazenda Real, responsável por aconselhar a família real brasileira a abrir os portos do país para o comércio exterior.
Diferença com o Dia do Comerciário
É importante diferenciar o Dia do Comerciante, em 16 de julho, do Dia do Comerciário (o funcionário que atua em comércios), celebrado em 30 de outubro, desde 2013, graças à Lei nº 12.790.
Essa medida foi acompanhada de outras, como a exigência de especificação na carteira de trabalho da atividade ou função desempenhada por empregados do comércio, definição de jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 horas semanais, por exemplo.
Assim como o Dia do Comerciante, o Dia do Comerciário não é feriado nacional.
Com Banco Pan