O programa Passando a Limpo desta sexta-feira (19) recebeu o Secretário Municipal de Saúde de Sete Lagoas, Dr. Marcelo Rodrigues. Com experiência nas áreas da Atenção Primária, Urgência e Emergência, Dr. Marcelo é responsável pela pasta da saúde do município desde 2022.
Dr. Marcelo Rodrigues reside na cidade desde 2011, tem 37 anos, é casado e pai de três filhos. Ele acredita que suas experiências passadas em setores da administração públicas e aptidão em gestão de pessoas o trouxe até o cargo que ocupa hoje, inclusive gerando a “casca” necessária para enfrentar períodos de grande dificuldade como a pandemia do covid-19.
Dr. Marcelo destaca a importância para oferecer uma saúde pública de qualidade de que os profissionais não apliquem atendimentos mecanizados e engessados mas sim que levem em consideração a empatia e acolhimento com pacientes e familiares. “Se você não tiver paixão pelo povo e pelas políticas públicas, você está no lugar errado”, pontua.
O secretário pôde explicar também como é a estrutura de sua pasta municipal. Por trás dos balcões de atendimento e consultórios ele fala sobre a presença de setores como financeiro, contábil, de planejamento, jurídico, almoxarifado, entre outros.
Alguns números apresentados por Dr. Marcelo ajudam a evidenciar a dimensão atendida pela Secretaria de Saúde em Sete Lagoas. Em média mensal na 60 unidades de saúde (Estratégias de Saúde da Família – ESF, os popularmente chamados de “postos de saúde”) são feitos 22 mil atendimentos na atenção primária, 3690 atendimentos odontológicos, 35 mil procedimentos de baixa complexidade, e 9.600 vacinas aplicadas.
Ele pontua que cerca de 80% das demandas dos pacientes podem ser solucionadas na atenção primária que são justamente os serviços ofertados nas ESF. Porém, na visão de Dr. Marcelo, muitas pessoas ainda não conhecem essa estatística e historicamente sempre se dirigem a centros de urgência e emergência como a UPA Dr. Juvenal Paiva no bairro São Sebastião. Isso tende a aumentar o tempo de espera justamente no local onde há mais necessidade de se ter atendimentos rápidos.
Ao final do programa uma pauta relevante foi abordada: a reforma dos 20 quartos de enfermaria do Hospital Municipal de Sete Lagoas. Através de uma parceria público-privada entre a Prefeitura de Sete Lagoas e a Faculdade Atenas, os ambientes estão passando por pintura, trocas de portas e de pontos de energia e preparação para receber ar condicionado futuramente. Além desta parceria, um processo licitatório também está permitindo a reforma dos 55 banheiros no centro de saúde.
Outra obra que atrai bastante atenção na cidade é a conclusão do Hospital Regional de Sete Lagoas (HRSL). O estado tem reiterado o prazo de conclusão para meados de 2026 e Dr. Marcelo aborda que o perfil dos serviços que lá serão ofertados já está definido desde o fim de 2022. Segundo o secretário, todas as atividades hoje exercidas dentro do Hospital Municipal serão transferidas para o HRSL e somadas a outras que estarão disponíveis no novo polo de saúde da região.
Havendo essa transferência das atividades para o HRSL, Dr. Marcelo evidencia que o Hospital Municipal se abre a várias possibilidades de oferta de novos serviços de saúde. O secretário, porém, ressalta a importância de que isso seja analisado à luz e momento da futura administração municipal que estará empossada nos próximos anos.
Reveja o Passando a Limpo: