São comuns em vários pontos da cidade vazamentos de esgoto, provocados por entupimento e demais problemas na rede. Na Avenida Equador, moradores registraram o vazamento em um dos bueiros, próximo a Rua Boa Ventura Reis, que por dias permaneceu vazando gerando transtornos no trânsito local e aos comerciantes da avenida que sofreram com a sujeira e mau-cheiro (Veja o vídeo ao final desta matéria).
Segundo o morador Rafael Dias, foi necessário mais de uma semana para que o problema fosse solucionado, mesmo depois de registrado o pedido no Serviço Autônomo de Água e Esgoto, SAAE. Na ocasião, a assessoria de imprensa do SAAE informou que apesar da constância das ocorrências na cidade, não há como determinar a razão da recorrência dos problemas, pois os fatores que causam entupimento são variados.
Outro problema registrado em Sete Lagoas é a condição precária da rede, que é muito antiga, e já não suporta o fluxo da cidade. O direcionamento do esgoto também é um dos pontos de discussão, um dos flagrantes recentes, veja AQUI, denuncia a situação da Lagoa do Brejão que está sendo contaminada pelo despejo irregular de esgoto.
Segundo o prefeito Marcio Reinaldo, o município vai “começar a enfrentar a questão do esgoto”. Para isso, estão sendo captados recursos para a realização das melhorias, mas os custos estimados necessários superam os 170 milhões.
“Estou negociando 78 milhões já praticamente aprovados para isso, mas há a necessidade de ainda mais 100 milhões. Penso que temos muito que ajustar nesse processo”, informou o prefeito durante a reunião com a Associação de Moradores do Barreiro, os moradores do bairro reclamaram da rede local, que também é muito antiga.
Marcio Reinaldo também relatou melhorias previstas para a autarquia responsável pelo esgoto. “O SAAE está caminhando e melhorando. Já vamos partir para um sistema informatizado e de automação. Caso não dê certo, adotaremos outro modelo. Mas, há portas que já estão se abrindo” concluiu.
Confira o flagrante realizado pelo morador na Avenida Equador
http://www.youtube.com/watch?v=sa_pcWIK4Pk
Por Nayara Souza.