O Sebrae abre as inscrições para o Prêmio Mulher de Negócios 2024 (PSMN), iniciativa que reconhece e celebra a força feminina no empreendedorismo brasileiro. A edição deste ano apresenta duas novidades: as categorias Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais, que visam dar ainda mais visibilidade a mulheres que se destacam em áreas inovadoras e na conquista de mercados internacionais.
As novas categorias do prêmio refletem o compromisso do Sebrae em apoiar mulheres que empreendem em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país. A categoria Ciência e Tecnologia reconhece o papel fundamental das mulheres na inovação e no desenvolvimento tecnológico, enquanto a categoria Negócios Internacionais celebra a conquista de mercados internacionais por mulheres brasileiras.
Como participar
Para participar do Prêmio Mulher de Negócios 2024, as candidatas devem ter mais de 18 anos e ser proprietárias ou administradoras de um negócio que se encaixe em uma das cinco categorias:
- Microempreendedora Individual (MEI)
- Pequeno Negócio
- Produtora Rural
- Ciência e Tecnologia (proprietárias de empresas de base tecnológica)
- Negócios Internacionais
As inscrições podem ser feitas individualmente ou por meio de indicações. No ato da inscrição, as candidatas devem preencher um formulário online e enviar um vídeo curto de apresentação, no formato de “pitch”.
O PSMN é composto por três etapas:
- Etapa estadual: serão escolhidas até cinco candidatas por estado/DF, uma por categoria.
- Etapa regional: as vencedoras da etapa estadual competem por região, e apenas uma candidata por categoria será escolhida para a etapa nacional.
- Etapa nacional: as 25 finalistas nacionais competem pelo título de campeã em cada categoria.
Premiação
As vencedoras nacionais receberão troféu de reconhecimento, participação em uma missão nacional e um instrumento de trabalho (tablet ou celular).
Empreendedorismo feminino em Minas Gerais
Em Minas Gerais, as mulheres são responsáveis pela liderança de 40,96% dos pequenos negócios ativos no estado, segundo dados do Sebrae Minas. Esse percentual coloca Minas Gerais na segunda posição entre os estados com o maior número de mulheres à frente de pequenos negócios, atrás apenas de São Paulo.
O setor de serviços concentra o maior número de empresas lideradas por mulheres no estado, com mais de 400 mil empreendimentos. O Comércio está em segundo lugar, com 261 mil empresas comandadas por mulheres mineiras.
Para mais informações sobre o Prêmio Mulher de Negócios 2024: