Após um incêndio de grandes proporções atingir a Serra da Serpente em Sete Lagoas no último fim de semana (relembre aqui), novos focos foram registrados na cidade. Desta vez, na Serra de Santa Helena.
Segundo informações da Brigada BH que atua na Serra de Santa Helena, o primeiro foco foi identificado por volta das 11h de segunda (22) nas proximidades dos bairros JK e Alvorada. Depois da mobilização para combate às chamas, outros focos foram identificados nos locais conhecidos como “antenas da Cemig” e “local de treinamento de voo livre”, sendo ponto diferente da rampa de voo livre recentemente reformada pela Prefeitura de Sete Lagoas.
Os brigadistas ficaram empenhados até as 4h da manhã desta terça (23) e precisaram fazer uma pausa no combate devido ao desgaste excessivo da equipe (naquele momento composta por dez membros) e dificuldades de acesso à área queimada. A Brigada BH informou que os trabalhos foram retomados na manhã de hoje e os focos extintos às 08h.
Foram utilizados dois caminhões da brigada, um pipa e um auto bomba, além de bombas d’água e abafadores.
Ainda segundo a Brigada BH, um grupo de moradores chamado “Guardiões da Serra”, dentre eles praticantes de ciclismo, de voo livre e trilheiros, foi formado para facilitar a comunicação com os brigadistas e emitir alertas de queimadas, otimizando o tempo de resposta às ocorrências.
Em nota enviada à imprensa na tarde de terça, a 5ª Companhia dos Bombeiros Militares informou o seguinte:
“- O incêndio teria começado em 22/07/2024, as 15:39, na área da Serra Santa Helena próxima ao Bairro Alvorada.
– Teve progressão muito rápida devido à vegetação seca e vento forte.
– O combate foi iniciado por 3 brigadistas da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de Santa Helena utilizando a caminhonete com kit de combate a incêndio da brigada.
– Posteriormente uma equipe com 2 bombeiros em uma viatura 4×4 com kit de combate a incêndio foram empenhados no local.
– Foram acionados mais 9 brigadistas da brigada responsável pela APA, com empenho de 2 caminhões pipa.
– Mesmo com empenho de todos e recursos não conseguiram debelar o incêndio que tomou o cume do morro, atingindo a vegetação do outro lado da estrada de terra no sentido ao JN Resorts.
– A equipe de bombeiros e brigadistas permaneceu até as 2h da manhã, de hoje, 23/07/2024.
– As 6h da manhã de hoje, 23/07/2024, outros 2 bombeiros estiveram no local e combateram alguns focos, sendo o incêndio controlado, mantendo apenas troncos fumegantes que careciam ainda de monitoramento e isolamento.
– Permaneceram 2 brigadistas monitorando o local.
– Uma 3ª equipe com 2 bombeiros retornou às 9h para reavaliar a situação, orientar os brigadista a derrubar ou isolar, se necessário, os troncos fumegantes.
– Às 12h de hoje, 23/07/2024, a ocorrência foi encerrada, sendo os brigadistas orientados a manter as rodas e monitoramento durante o restante do dia.
Efetivo total empregado na operação: 18
– 6 bombeiros militares;
– 12 brigadistas.
Veículos utilizados: 4
– 1 viatura 4×4 do CBMMG com kit de combate a incêndio;
– 1 caminhonete da brigada com kit de combate a incêndio;
– 2 caminhões pipa da brigada.
Área queimada: aproximadamente 14 hectares.
Causa do incêndio: desconhecida, necessita de investigação.”
*Matéria atualizada às 17:06 – 23/07/2024.