A Educação de Jovens e Adultos (EJA) chegou ao bairro Cidade de Deus e bairros adjacentes. A Secretaria de Educação de Sete Lagoas implantou o projeto atendendo a um pedido do vereador Caio Valace e da Associação Comunitária do Bairro Cidade de Deus (ASCOMCIDE). A implantação do EJA foi solicitada ao ex-presidente da ASCOMCIDE, Darlan Borges, e o vereador, por sua vez, fez o requerimento oficial à prefeitura. O atual presidente da associação é o Pastor Welington.
A ASCOMCIDE realizou uma pesquisa de base com moradores da região para avaliar a demanda por educação fundamental através do EJA. Utilizando um formulário semiestruturado disponibilizado pelo Google Forms e pelo site do vereador Caio Valace, a pesquisa foi amplamente compartilhada nas redes sociais e por meio de contatos individuais e em grupo. Foram obtidas dezenas de respostas, indicando uma demanda significativa.
O objetivo do requerimento, feito em maio de 2023, era garantir que o município de Sete Lagoas providenciasse os meios necessários para que jovens e adultos da região tivessem a oportunidade de se alfabetizar e se educar. A alfabetização é um meio essencial de inclusão social e profissional, proporcionando dignidade e melhores oportunidades de emprego e renda para os beneficiários.
“A educação é a chave para a inclusão social e o desenvolvimento profissional. Este programa não só elevará o nível cultural da comunidade, mas também abrirá portas para melhores oportunidades de emprego e renda, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da região”, comemorou o atual presidente da Câmara de Sete Lagoas, Caio Valace.
MATRÍCULAS EM AGOSTO
As matrículas para o EJA Cidade de Deus e região, do 1° ao 4° ano do ensino fundamental, ocorrerão do dia 5 ao 9 de agosto. O horário para matrícula será das 7h às 17h, na Escola Municipal Juca Dias. As aulas estão previstas para começarem no dia 12 de agosto.
Da Redação com Câmara Municipal de Sete Lagoas