Nos dias 24, 30 e 31 de julho a 5ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militares MG (5ª Cia. Ind. BMMG) aplicou simulados da “Operação Rota de Emergência”, respectivamente, nas seguintes unidades de saúde: UPA – Belo Vale; UPA – Doutor Juvenal Paiva e Hospital Municipal de Sete Lagoas. Tais eventos contaram com a participação de cerca de 120 funcionários das unidades.
Os funcionários das unidades de saúde foram treinados para abandonar a edificação de forma segura em caso de crises e emergências, como um incêndio. Para isso, os bombeiros usaram uma máquina de fumaça artificial que simulava ocorrência de fogo. Alguns voluntários participaram como vítimas para que outros atuassem na triagem e na retirada das pessoas de maneira segura.
O evento contou com instruções do Método Start de triagem e formas de retirada de vítima. Além disso, os funcionários participaram da demonstração do uso de extintores de incêndios visando capacitá-los em caso de necessidade. Outras organizações também participaram: a PM, o SAMU, a Guarda Municipal e membros da gestão das UPAs e Hospital.
Ao final de cada simulado os participantes repassaram os pontos positivos e o que melhorar e, com isso, tornar mais eficiente o tempo e a atuação de resposta diante de urgências daquele tipo.
Segundo a 5ª Cia. Ind. BM, “trabalhar em tempo de normalidade é essencial para que em momentos de anormalidade a resposta e a recuperação possam ocorrer de forma mais eficiente possível. Nesse sentido, a companhia desenvolveu esses treinamentos para melhor capacitar os funcionários das unidades de saúde, firmando, com esses, o compromisso da prevenção”.
Da Redação com 5ª Cia. Ind. BMMG