O Programa Passando a Limpo recebeu nesta sexta (9) Maria Honorina Pereira Rocha. Com 40 anos de serviço público no Instituto Estadual de Florestas (IEF), ela é uma autoridade em Turismo em Áreas Naturais e há 12 anos atua como gestora do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato (MNEGRM).
Maria Honorina é natural de Santa Maria do Salto/MG. Ao longo de sua carreira dentro do IEF, conta que vir para Sete Lagoas foi uma grata escolha. “Fui presenteada para fazer a gestão da Gruta Rei do Mato”, revela.
A gestora faz um breve histórico sobre a propriedade onde se encontra a Rei do Mato. A fazenda como um todo pertence ao Grupo Anhanguera (SP) e até 2009 ocorria atividade de mineração no entorno da caverna, o que o Ministério Público e órgãos ambientais julgaram ser incompatível com a preservação do patrimônio.
Após o município ter adquirido 15,8 hectares – porção que incluía a gruta -, em 2009 houve a ampliação de cerca de 140 hectares da propriedade para Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato. Em 2024 esse monumento completa quinze anos com uma extensão programação comemorativa (você confere clicando aqui).
Maria Honorina pôde falar também sobre o importante trabalho de prevenção e combate a incêndios que é feito na Unidade. Relembrando o último incêndio que adentrou a área preservada em 2020 (“Nós apagamos fogo em cima da Gruta Rei do Mato”, como traz à memória), Maria Honorina traça uma relação de causas e consequências também com o episódio mais recente: nos dias 19 e 20 de julho desse ano chamas se alastraram pela Serra da Serpente e quase invadiram a Unidade de Conservação novamente (relembre aqui).
Além de notórios prejuízos ambientais, os participantes destacaram o risco de vida que esses incêndios causam – muitos deles de origem criminosa – e queda na qualidade do ar que acaba por atingir toda a cidade.
Durante o Passando a Limpo os participantes puderam também abordar de maneira humorada vários “causos” setelagoanos sobre os condutos – canais ou corredores subterrâneos – que ligariam a Gruta a outros endereços da cidade, demonstrando a relevância ambiental e riqueza deste tão importante monumento em Sete Lagoas.
Para conhecer mais sobre o MNEGRM, buscar informação sobre visitações e tirar dúvidas, entre em contato através do (31) 9 9772 6371 e acesse o Instagram @monagrutareidomato.
Reveja o Passando a Limpo na íntegra: