Na manhã desta segunda-feira, 12 de agosto, o prefeito Duílio de Castro, acompanhado do secretário municipal de Obras, Antônio Garcia Maciel, e funcionários da construtora, fiscalizou as obras de uma nova avenida que está sendo construída pelo Empreendimento Epo, responsável pelo novo bairro Jardim da Serra, que fica entre a Av. Nações Unidas e o shopping.
Porém, não se trata de mais uma avenida comum. De acordo com o prefeito, é a “primeira via feita em concreto da cidade. O material é mais barato e de maior durabilidade”, afirmou Duílio de Castro em publicação feita em seu Instagram.
Concreto e asfalto
Segundo a empresa responsável pela obra, enquanto a aplicação e manutenção do asfalto pode ser feita de maneira prática, industrial e produtiva, com vida útil aproximada de dez anos, há desvantagens como consumo maior de combustível de carros maiores, pois o atrito entre os veículos e o pavimento é maior, fazendo com que o carro precise de mais força para rodar.
Já no caso do pavimento de concreto, a durabilidade é de até 30 anos com pouca ou nenhuma manutenção. Possui grande resistência a deformações, distribui melhor as tensões na superfície, proporciona maior aderência aos pneus, apresenta menor risco de aquaplanagem e tende a ficar cinco graus mais baixo que a pavimentação asfáltica. A desvantagem é o custo de aplicação um pouco mais elevado em relação ao asfalto.
Da Redação