O projeto “Memorial – Mulheres Vítimas de Violência em Sete Lagoas”, idealizado pelo Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Sete Lagoas, será inaugurado na próxima quarta-feira, dia 28 de agosto, a partir de 18h, no Casarão. A exposição ficará disponível no espaço até sábado, 31 de agosto, e poderá ser visitada durante o horário de funcionamento do espaço.
O objetivo do Memorial é homenagear e preservar a memória das mulheres que passaram por violência de gênero no município e perderam suas vidas em Sete Lagoas.
O Memorial foi construído com base nos relatos recolhidos através de um formulário online, e busca contar as histórias dessas mulheres para além da violência e dos noticiários policiais. O objetivo é relembrar seus sonhos, seus momentos vividos e garantir que suas memórias sejam preservadas de maneira digna e respeitosa.
“É preciso resguardar e relembrar a história e a vida dessas mulheres que perdemos pela violência. Lembrar para que nunca se esqueça, de quais eram seus sonhos, o que as representava e o que mais gostavam de fazer, entendendo, especialmente, que essas mulheres poderiam estar vivas se não estivéssemos ainda em uma sociedade com tanto ódio”, declarou Maria Paula Monteiro, presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Sete Lagoas.
O projeto “Memorial – Mulheres Vítimas de Violência em Sete Lagoas” destaca a importância de conscientizar a sociedade sobre a violência de gênero e a necessidade urgente de enfrentá-la.
Sobre o CMDM
O Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Sete Lagoas é o órgão colegiado de caráter permanente, propositivo, deliberativo, normativo, consultivo e fiscalizador, destinado à defesa e à garantia dos direitos das mulheres no município de Sete Lagoas. Com atuação desde março de 2021, o CMDM já realizou e articulou diversas ações e atividades dentro da pauta de defesa dos direitos das mulheres, e é um dos principais articuladores da Casa de Acolhimento às Mulheres em Situação de Violência.
Instagram: @conselhodamulher7l
Por Maria Paula Monteiro