A finalização das obras da Unidade de Tratamento do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) de Sete Lagoas, dependiam do repasse de 300 mil reais que foram assegurados junto ao Ministério da Saúde no final de julho, segundo informou a prefeitura. Segundo o consultor de Saúde Pública da Prefeitura, Roney Gott o valor total da obra é de R$ 602.527,79, sendo R$ 500.000,00 captados junto ao Ministério.
O montante restante para finalização das obras de R$ 102.527,79 é de responsabilidade do município. Além das instalações, a unidade ainda depende de equipamentos e seleção de pessoal para iniciar seu funcionamento. Em março deste ano, o prefeito Marcio Reinaldo, estipulou um prazo de quatro meses para a finalização das obras. O novo prazo ainda não foi divulgado.
As instalações do CAPS-AD em Sete Lagoas vão funcionar como um centro de atendimento e apoio às pessoas que passam por sofrimento psíquico e transtornos mentais devido ao uso abusivo de álcool e outras drogas. A Unidade de Tratamento visa a implantação do modelo de humanização assistencial, atualmente esse atendimento é feito de forma limitada no Hospital Municipal. Serão inicialmente 374m² de área construída, com possibilidade de ampliação.
“Outro fator importante de sua implantação é que, o serviço de atenção especializada possibilitará dez vezes mais atendimentos a um custo cinco vezes menor e com maior qualidade de atenção para a recuperação e reinserção social do usuário de álcool e outras drogas no âmbito psicossocial” destaca Gott.
O consultor Roney Gott também conta que o CAPS-AD terá capacidade para atender em torno de 120 pacientes dentro do mês, de acordo com a demanda, levando em conta a problemática das drogas que vem trazendo vários transtornos para os usuários e seus familiares.
Com informações ASCOM Prefeitura.