A Patrulha da Alegria embarca Rumo ao Peru nesta segunda. Na manhã de hoje cinco integrantes da equipe estão em Buenos Aires a caminho de Lima. Na quarta-feira, 7, os palhaços seguirão em aviões da Força Aérea Peruana para Iquitos, onde ficarão até dia 18.
O grupo de palhaços de hospital existe desde 2005 com o objetivo de levar alegria e conforto a pessoas hospitalizadas. Os palhaços não pouparam esforços para participar do Projeto Belén. Realizaram eventos, festa julina, apresentação teatral e até leiloaram camisas de times de futebol para tornar o sonho possível. O projeto será realizado de 5 a 19 de agosto.
Desde 2005, em todo mês de agosto, palhaços do mundo todo, organizados pelo BolaRoja e Gesundheit Institute, fundado por Patch Adams, chegam a Belén para pintar as casas, oferecer cursos para as crianças e adultos e criar projetos em gestão local, saúde ambiental, higiene e sustentabilidade. Se uniram a esse festival organizações e autoridades locais, Organização Panamericana de Saúde, autoridades da área de saúde, Universidade Peruana Cayetano Heredia e várias ONGs do mundo todo.
Projeto Belén 2012 / Foto divulgação Patrulha da Alegria
Belén está localizada na cidade de Iquitos, na Amazônia Peruana, e é um lugar muitas carências, sem saneamento, as pessoas já se mostram vencidas e recorrem à violência e à exploração de outros (ou de si mesmo) para tentar sobreviver, as crianças têm poucos bons exemplos, as doenças fazem parte do cotidiano e a pobreza venceu a esperança de quase todos.
O objetivo da Patrulha da Alegria em participar desse projeto é, além da troca de experiências com pessoas que fazem o mesmo trabalho em hospitais pelo mundo, implantar algo semelhante no Brasil, se possível, com a mesma participação e abrangência que o Projeto Belén tem atualmente.
Da Redação