A Instância de Governança Regional (IGR) Grutas está na reta final para o lançamento nacional da Rota Frango e Cachaça, em parceria com a Diretoria de Gastronomia do Senac Minas, em 21 de setembro. A rota traz o frango, em suas diversas formas de sabores e fazeres, seja a partir do preparo tradicional no fogão a lenha ou na releitura de chefs, mas sempre harmonizado com bebidas tradicionais no território, como cachaças, licores, whiskys, gins produzidas nas fazendas, alambiques e destilarias do Circuito Turístico das Grutas, como produto turístico gastronômico e de valorização cultural e histórica.
A Rota Frango e Cachaça será lançada em um grande evento no dia 21 de setembro exclusivo para Imprensa, Agentes de Viagens, Operadores de Viagens, Trade Turístico e parceiros e associados das cidades que compõem o Circuito Turístico das Grutas. O evento será realizado no Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, com a apresentação dos restaurantes e pratos participantes, bem como do Passaporte Digital.
A programação também conta com Cozinha Show com o Chef Edson Puiati, apresentação de atrações culturais regionais, shows com artistas regionais e barracas com as delícias do território. Além disso, nos dias 26, 27 e 28 de setembro ocorrerá o lançamento nacional da Rota no Stand Minas Gerais na ABAV- Feira de Negócios de Turismo, a maior feira para Agentes de Viagens da América Latina.
Neste momento, estão participando da Rota 30 restaurantes e 6 cachaçarias/destilarias contemplando as cidades de Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Confins, Cordisburgo, Fortuna de Minas, Jequitibá, Lagoa Santa, Matozinhos, Paraopeba, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Santana de Pirapama, São José da Lapa e Sete Lagoas.
A Rota Frango e Cachaça
A presidente da IGR Grutas, Mariela França, conta que a Rota Frango e Cachaça é parte do Projeto “De Volta às Origens – Rotas Turísticas do Circuito das Grutas” que visa promover cinco rotas turísticas complementares à Rota das Grutas Peter Lund, destacando a diversidade cultural e natural de Minas Gerais.
“Estas rotas – Frango e Cachaça, Doces e Quitandas, Museus e Igrejas, Natureza e Aventura, Cores e Fitas – exploram a mineiridade através da culinária, patrimônio histórico, esportes de aventura e natureza. Apesar dos investimentos na Rota das Grutas Peter Lund, é necessário ampliar a visibilidade e desenvolvimento sustentável do turismo regional para alcançar seu potencial como destino turístico de relevância global em Minas Gerais. Diante disso, como iniciativa para aumentar a visibilidade do “Destino Turístico Grutas”, a Rota Frango e Cachaça chega como possibilidade de diversificação da atividade turística no Circuito Turístico das Grutas, tendo como foco a gastronomia regional”, ressalta Mariela.
A Diretoria de Gastronomia do Senac Minas é uma grande parceira da Rota Frango e Cachaça, proporcionando a parte técnica e estrutural. Foi realizado um estudo territorial para contextualizar o frango como alimento de referência cultural e histórica na elaboração de pratos diversos onde o resgate de modo de preparo associado a elementos de quintal garantem sabor único, diferenciado e modo de servir com grande teor de hospitalidade. Além disso, foi oferecida uma consultoria técnica aos estabelecimentos participantes e treinamentos para toda cadeia produtiva.
Da Redação com IGR Grutas