Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) visitaram escolas em diversas partes do estado para acompanhar o desenvolvimento do projeto Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS). Sete Lagoas possui escolas que participam da ação.
As visitas aconteceram na última semana. Os agentes promovem atividades com os estudantes 5º ano do ensino fundamental e realiza reunião técnica de alinhamento com os gestores municipais, secretários de meio ambiente e educação, diretores e professores daquelas cidades.
O programa, existente desde o ano de 2021, tem como propósito capacitar educadores para o ensino de práticas sustentáveis a seus alunos, principalmente no 5º ano fundamental, feito em parceria com as administrações municipais. Materiais de apoio também são fornecidos a estes estudantes.
Ações em Sete Lagoas
Na Escola Municipal Nádia Lúcia, no bairro Jardim Europa, os alunos apresentaram uma paródia musical sobre energia, tema que estão desenvolvendo neste mês. Também apresentaram um vídeo com todas as atividades que desenvolveram até o momento e um painel que construíram sobre as fontes de energia.
Já na Escola Municipal Professor Edson Abreu, no Orozimbo Macedo, os alunos fizeram uma apresentação que mostrou sobre as formas de economizar energia, as maquetes que construíam sobre o funcionamento das fontes de energia renováveis e um painel sobre a questão das queimadas no município.
Sete Lagoas se destacou na edição do programa em 2023, com uma de suas escolas ficando em 20º lugar geral no estado. Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Edmundo Diniz, o programa é um sucesso para a formação das crianças do quinto ano. “Desde já estamos plantando neles a sementinha da importância da vida saudável e da preservação do meio ambiente”, disse.
Para a gestora ambiental do programa em Sete Lagoas, Dilma Nunes, o programa é muito importante, pois aborda vários temas, sendo completo. “Durante todo o ano a gente tem os módulos de abordagens, de todos os assuntos voltados para a área ambiental”, afirmou.
Com informações da Agência Minas