Pelo menos para os setelagoanos, a proposta da volta do horário de verão para este ano é uma má ideia. Através de um formulário disponibilizado no site na última quinta-feira (12), foram recebidas 122 respostas, das quais 20,5% apoiam o retorno do horário de verão, enquanto 79,5% não concordam com a medida.
Já uma pesquisa realizada pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que 54,9% dos brasileiros apoiam o retorno do horário de verão ainda este ano. Desses, 41,8% são totalmente a favor e 13,1% são parcialmente favoráveis. Em contrapartida, 25,8% se opõem totalmente à medida, enquanto 17% demonstram indiferença.
As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste mostraram os maiores índices de apoio. No Sul, 60,6% dos entrevistados são a favor, seguidos por 56,1% no Sudeste e 40,9% no Centro-Oeste. A pesquisa também indicou que 43,6% acreditam que a mudança contribui para a economia de energia elétrica, enquanto 39,9% discordam.
Além dos benefícios energéticos, 51,8% dos entrevistados afirmam que o horário de verão favorece o comércio e serviços, como bares e restaurantes, e 35,2% se sentem mais seguros ao sair para o trabalho durante esse período. A pesquisa apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou recentemente que o retorno do horário de verão é uma possibilidade real, visando otimizar o uso da luz natural e reduzir o consumo de energia elétrica no país.