A população em situação de rua de Sete Lagoas foi o tema de uma reunião realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI) na manhã desta quinta-feira, 26 de setembro. Na oportunidade, coordenadores e assessores da Secretaria Municipal de Assistência Social apresentaram informações sobre equipamentos, corpo técnico e projetos voltados especificamente para este público que, nos últimos meses, ocupa muitos espaços públicos da cidade.
O principal objetivo foi apresentar as ações contínuas de identificação, assistência, acolhimento e encaminhamento de pessoas em situação de rua. Cidadãos que têm acesso aos serviços de diversas maneiras como demanda espontânea, identificação e encaminhamento dos servidores de Proteção e Vigilância Social, e encaminhamentos por outros setores como Saúde e Segurança Pública.
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), localizado na rua Padre Henrique, 68, Centro, considerado a principal porta de entrada para os serviços assistenciais, foi apresentado em detalhes. Neste setor, são prestados serviços como atendimentos a migrantes, abordagens sociais e campanhas educativas. Os assistidos também têm a disposição café da manhã, banho, corte de cabelo, lavanderia, oficinas temáticas, doações de roupas, oferta de passagens para alguns municípios, entre outros.
Além disso, o Centro Pop tem como objetivo reconstruir vínculos das pessoas em situação de rua com a sociedade e promover a construção de novos projetos de vida. Um trabalho que tem o apoio de outros equipamentos como o Serviço Municipal de Acolhimento para Adultos e Famílias – Acolher que integra a Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
Também foi uma oportunidade de apresentar a Comissão Especial para Verificação, Identificação, Monitoramento e Encaminhamento dos Imigrantes em Trânsito. Um grupo formado por representantes da Secretaria de Assistência Social e outras secretarias municipais que acompanha de perto este fenômeno crescente que envolve cidadãos até de outros países como Venezuela e Bolívia. Somente no último mês de julho foram identificadas mais de 90 pessoas com este perfil na cidade.
Participaram da reunião os vereadores Gilson Liboreiro, Pastor Alcides e Heloisa Frois e representantes de secretarias municipais, Guarda Municipal e Polícia Militar. Quem precisar informar questões relacionadas a pessoas em situação de rua em Sete Lagoas pode ligar para 31 3776-5524.