Começa na próxima terça-feira (1º) o cadastro escolar na rede pública de educação tanto para o Ensino Fundamental e Médio em todo o estado. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet até o dia 1º de novembro.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM), de 1º de outubro a 1º de novembro de 2024, no link
Para se inscrever, os pais, responsáveis ou o aluno maior de idade interessado devem acessar o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) e preencher os campos com o nome completo, CPF, data e local de nascimento, nome do pai, mãe ou responsável legal, endereço completo, entre outras informações, além de indicar qual é o tipo de ensino, nível e etapa que o aluno pretende cursar.
Após a inscrição e divulgação do resultado, a escola indicada para a realização da matrícula será a mais próxima da residência do estudante, desde que possua vaga para a etapa pleiteada, podendo ser municipal ou estadual.
Confira, no botão abaixo, orientações acerca do cadastro escolar:
Quem deve se inscrever no SUCEM
- Crianças com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2025, que irão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental; e estudantes dos demais anos de escolaridade do Ensino Fundamental e do Ensino Médio vindos de outras localidades ou de outra rede de ensino.
- Alunos que já estudam na rede pública, mas precisam mudar de escola por motivo da não oferta de continuidade também devem realizar o cadastro no SUCEM.
- Candidatos que pretendam retornar aos estudos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, observada a idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 para o Ensino Médio quando se tratar da EJA.
No dia 4 de dezembro o estudante deve acessar o site do SUCEM com o número da inscrição para verificar a escola para a qual foi encaminhado. Com a documentação necessária, a família ou estudante deverá procurar a unidade escolar para a qual foi direcionado para efetuar a matrícula.
Os candidatos dos anos iniciais ou finais do Ensino Fundamental encaminhados para as escolas públicas municipais devem efetuar a matrícula no período de 2 a 13 de dezembro de 2024. Vale destacar que a vaga do estudante estará assegurada apenas após a efetivação da matrícula.