Uma contagem oficial da Secretaria Municipal de Assistência Social de Sete Lagoas realizada entre os dias 9 e 11 de setembro identificou 170 pessoas em situação de rua na cidade. O levantamento foi realizado pela equipe de abordagem social do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e contou com a participação do Núcleo e Vigilância Socioassistencial.
Durante os três dias as pessoas em situação de rua foram abordadas em pontos de concentração no centro de Sete Lagoas e em vários bairros. No total, foram identificados 139 homens e 30 mulheres, além de uma pessoa transexual. A primeira contagem realizada em março desse ano totalizou 145 pessoas e os dados de agora representam um aumento de 17,2%.
“É importante destacar que a população em situação de rua em Sete Lagoas é majoritariamente itinerante, composta em sua maioria por migrantes”, destaca Magda Thomé Speltz, assistente social da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A contagem oficial ocorre anualmente sempre nos meses de março e setembro com a finalidade é criar uma linha histórica que servirá de base para estudos futuros.
Estudo completo
Em abril deste ano, a Secretaria Municipal e Assistência Social divulgou uma pesquisa mais detalhada. A coleta de informações foi na segunda quinzena de agosto a novembro de 2022 e durante março de 2023. O principal objetivo foi conhecer as características dos entrevistados que frequentam o Centro Pop.
No total, foram 161 participantes usuários da unidade. Dados como sexo, idade, estado civil, local de nascimento, migração, motivação para estar na rua, profissão, desejo de sair da rua, perspectivas para a vida, entre outros, foram coletados no estudo.
“Todo levantamento busca dar visibilidade e importância a esta população que também demanda políticas públicas”, explica Magda Thomé Speltz.
Assistência
No dia 26 de setembro, a população em situação de rua de Sete Lagoas foi tema de uma reunião realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI). Coordenadores e assessores da Secretaria Municipal de Assistência Social apresentaram informações sobre equipamentos, corpo técnico e projetos voltados especificamente para este público.
O principal objetivo foi mostrar as ações contínuas de identificação, assistência, acolhimento e encaminhamento de pessoas em situação de rua. Cidadãos que têm acesso aos serviços de diversas maneiras como demanda espontânea, identificação e encaminhamento dos servidores de Proteção e Vigilância Social, e encaminhamentos por outros setores como Saúde e Segurança Pública.
Também foi uma oportunidade de apresentar a Comissão Especial para Verificação, Identificação, Monitoramento e Encaminhamento dos Imigrantes em Trânsito. Esse grupo é formado por representantes da Secretaria de Assistência Social e outras pautas municipais. Ele acompanha de perto este fenômeno crescente que envolve inclusive cidadãos de outros países como Venezuela e Bolívia. Somente no último mês de julho foram identificadas mais de 90 pessoas com este perfil na cidade.
Quem deseje informar questões relacionadas a pessoas em situação de rua em Sete Lagoas, ligue:
(31) 3776 – 5524.
Da Redação com Prefeitura Municipal de Sete Lagoas