O filme recente que se passou na Lagoa da Boa Vista, volta em cartaz na Lagoa Paulino. Com o esvaziamento do reservatório para obras, pescadores de ocasião se apressam para tentar capturar, com mais facilidade, os peixes que estão em espaço reduzido. O lado da lagoa próximo da praça da feirinha está totalmente seco, o que aumenta a quantidade de animais na outra extremidade.
Em rápida passagem pelo cartão postal, na tarde desta quinta-feira 05, foi possível contar, pelo menos, 20 “pescadores” na margem da lagoa buscando o melhor posicionamento para jogarem os anzóis na água. O mau cheiro que exala da água poluída e a sujeira à mostra com o nível mais baixo não intimida a turma.
“Ainda não peguei nada, mas vi um grande ali”, disse um pescador que tentava a sorte próximo a ilha do Milito. “Peguei dois pequenos só até agora, a água está mais baixa, mas não está fácil.” Afirmou outro pescador que não quis se identificar com medo de algum tipo de represália.
Mesmo com aspecto de poluída, a água da lagoa está sendo monitorada pela secretaria de Meio Ambiente. “Estamos controlando a oxigenação e o PH da água. Mesmo mais baixa, não houve nenhuma morte de peixe”, informou. Mesmo assim não é recomendado o consumo dos animais retirados do espaço.
Por Marcelo Paiva