Começou a funcionar na última semana a marcação do ponto através da biometria na secretaria municipal de Educação. No equipamento, o funcionário precisa colocar o dedo e registrar a digital cadastrada no sistema para validar o dia de serviço. A mudança no sistema para marcação do ponto do servidor da Educação acontece três meses depois de o SeteLagoas.com.br denunciar que colegas marcavam a presença de outros que estavam ausentes (relembre AQUI).
O caso, segundo a secretária Mércia Lúcia Souza, ainda está em investigação e os envolvidos, se confirmada a fraude, serão punidos. “está na corregedoria. Mas não teremos mais problema com isso porque o novo sistema biométrico já está funcionado”, disse. Antes era usado o antigo cartão de ponto, sistema onde qualquer um podia fazer o registro para terceiros.
Na época da denúncia, Mércia classificou a situação como grave e prometeu providências. A divulgação de uma mensagem de texto enviada para o celular de um funcionário que estava no trabalho deixou claro que a fraude acontecia de forma natural. No texto, o servidor ausente pedia. “Bt Krtão p favor. 12h bj to ainda em …”(sic).
Com o controle biométrico, Mércia espera não ter mais problemas com o registro dos dias de trabalho dos 90 funcionários que atuam diariamente no prédio onde funciona a sede da secretaria. “Creio que é o único meio eficaz de fazer o controle dos dias trabalhados”, finaliza.
Por Marcelo Paiva