Um imóvel localizado nas esquinas entre a ruas Paraná e Itatiaia, no Boa Vista, gera preocupação para toda a vizinhança. Abandonado, o local que está depredado e sujo, se tornou inseguro e com diversos relatos de ilícitos, como o consumo e esconderijo de drogas.
O local já foi outrora um bar e uma casa, mas os muros foram derrubados nos dois lados da rua. Onde seria um quintal, se vê a sujeira e o cheiro de dejetos humanos, além de outros inservíveis. A casa, que já não possui vidros nas janelas, não tem mais nada, exceto lixo. Escura até durante o dia, ninguém ousa a entrar por lá.
Uma moradora de frente ao local contou a reportagem que naquele lugar vivia uma senhora, mas que faleceu há cerca de dez anos. Antes, um vizinho fazia a guarda do imóvel, mas isso não mais o acontece. A mulher relata que diversas vezes pela madrugada entram pessoas em situação de rua e outros para consumir entorpecentes na casa.
Próximo dali, funciona um colégio e seus funcionários relatam a mesma insegurança. “Tem uma família onde as crianças que aqui estudam moram a poucos metros daqui. O pai delas os traz e leva todos os dias, por medo de que os filhos sejam abordados na calçada desse imóvel. Já teve uma vez que um policial, com arma em punho, adentrou no imóvel para pegar um suspeito a luz do dia, em frente aos alunos”, conta essa funcionária. “Aqui até trocam de lado da calçada por medo do local”, conclui.
Apesar de estar abandonado, o imóvel está à venda – pelo que se vê em uma placa em um dos muros que está de pé. A reportagem entrou em contato com o número que não respondeu por ligação. Por mensagem, o corretor se limitou a apenas responder sob o imóvel com uma reunião. O espaço continua aberto para manifestações.
A Prefeitura de Sete Lagoas foi procurada para saber quais ações são tomadas em caso de imóveis abandonados que geram risco para a comunidade ao seu entorno. Por nota, a assessoria de comunicação informou que estes casos envolvem tanto o poder público quanto a Polícia Militar.
“Em caso de ocupação por moradores em situação de rua, a situação deve ser denunciada à Secretaria Municipal de Assistência Social pelo 31 3776-5524. Se o imóvel está com lixo, entulho ou tomado por vegetação e mato e, com isso, oferecendo risco de proliferação de doenças e animais peçonhentos, a denúncia deve ser direcionada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente no semadetur@setelagoas.mg.gov.br ou 31 3776-9313 / 3773-9343. Nos dois casos, o proprietário do imóvel será notificado e terá um prazo de 30 dias para resolver a situação do imóvel para evitar a invasão e manter a limpeza”, afirma o poder público local.
No caso de problemas acerca de criminalidade, a nota completa que se deve procurar a PM em denúncia imediata.