A comunidade do Cidade de Deus, em Sete Lagoas, tem muito a comemorar. O trabalho desenvolvido para a inserção de jovens no Grupo de Desenvolvimento Comunitário (GDC) da região conquistou o 1º lugar na categoria Justiça Territorial e Direito à Cidade e o 4º lugar no eixo Iniciativas de Assessorias Técnicas do Prêmio Periferia Viva 2024.
O prêmio, promovido pelo Ministério das Cidades, reconhece projetos que promovem a melhoria da qualidade de vida nas periferias brasileiras. Neste ano, o tema central foi “Periferia Viva é Periferia sem Risco”, incentivando iniciativas que minimizem os impactos das mudanças climáticas e promovam a sustentabilidade.
A iniciativa, coordenada pela Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM), destaca-se por empoderar jovens e promover a participação ativa da comunidade nas decisões que impactam suas vidas. A oficina Lidera Jovem, parte fundamental do projeto, capacitou jovens a atuarem como agentes de transformação, fortalecendo o controle social e a construção de um futuro mais justo e sustentável.
O Supervisor de Projetos no Programa Próximo Passos, Eudson de Almeida, ressalta a importância desse reconhecimento para o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 8 anos: “Receber esse reconhecimento representa para o Programa Próximo Passo uma ratificação do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo desses 8 anos de atuação no território do bairro Cidade de Deus. A CDM Projetos Sociais de Alto Impacto, Organização da Sociedade Cívil gestora do Programa Próximo Passo e executora da Oficina Lidera sente-se orgulhosa por tal honraria. Demonstramos que nosso trabalho é consistente e principalmente produz impacto social desenvolvendo beneficiários e território. Extremamente gratificante consolidar nosso empenho, profissionalismo e envolvimento com o trabalho que desenvolvemos.”
Desde 2015, o Lidera Jovem tem mobilizado e engajado jovens nos processos sociais e territoriais do Cidade de Deus. A iniciativa já gerou resultados expressivos, como o aumento da participação nas reuniões do Grupo de Desenvolvimento Comunitário (GDC), a criação de projetos voltados para a juventude, e a maior participação dos jovens em eventos e conferências locais, estaduais e nacionais.
“Convido as empresas que ainda não conhecem o Próximo Passo e a CDM para nos permitir apresentar projetos como esse para entenderem a importância de fomentarem tais ações” conclui Eudson.
Impactos do projeto:
- Empoderamento juvenil: Os jovens se tornaram protagonistas das transformações em suas comunidades.
- Fortalecimento do controle social: A participação ativa dos jovens nas decisões do GDC garante que as necessidades da comunidade sejam atendidas.
- Criação de novas iniciativas: O Projeto Metamorfoses, por exemplo, é um exemplo de como os jovens estão utilizando o conhecimento adquirido para criar projetos inovadores.
- Construção de redes de colaboração: A parceria entre a CDM, as empresas apoiadoras e a comunidade fortaleceu as ações e ampliou o alcance dos resultados.
A premiação do GDC do Cidade de Deus é um reconhecimento ao trabalho incansável de jovens e lideranças comunitárias que lutam por uma cidade mais justa e sustentável. A cerimônia de premiação acontecerá em novembro, em Brasília.
Os projetos são desenvolvidos em parceria com a Prefeitura de Sete Lagoas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e contam com o apoio de leis de incentivo fiscal e chamamentos públicos. E conta com o apoio de grandes empresas como CNH Industrial, WLMScania e Iveco Group, e da mobilização da comunidade.
Acesse o Instagram e conheça mais sobre: @cdm.proximopasso e @cdmprojetossociais