Mais que apenas a técnica, o conhecimento e o dom de ensinar. Também é preciso trabalhar as emoções dos nossos educadores. Com esse mote, a Prefeitura de Sete Lagoas – por meio da Secretaria Municipal de Educação – realizou, na noite de terça (22) o curso Cuidando das Emoções com participação de mais de 500 profissionais da educação municipal no Splendore Eventos.
“Esse evento está sendo realizado para cuidarmos das emoções dos nossos profissionais da educação, pois sabemos que o emocional tem um papel fundamental na qualidade do ensino”, enfatizou a secretária municipal de Educação, Roselene Teixeira. De acordo com a diretora de Equipe Pedagógica da Secretaria, Márcia Veiga, o objetivo é oportunizar ao professor a transformação do ser, “a transmutação de desafios e dificuldades, para que ele possa aprender a lidar com suas emoções e tornar o ambiente escolar mais significativo, harmonioso e inclusivo”, completou.
O projeto contempla 40 horas, sendo oito presenciais e o restante de forma assíncrona. A aula inaugural, que contou com palestras dos professores Patrícia Nery e Edelves Luna e apresentação musical de Sofia Rodrigues Coutinho dos Santos, além de distribuição de flores, faz parte de um projeto em parceria com o Instituto Prefácio e a 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Sete Lagoas.
“É um projeto que estamos formatando há algum tempo, diante da necessidade de valorizarmos os professores. Temos essa demanda, justamente pela dificuldade de alguns professores em lidar com essa nova geração. E já é um sucesso, pela grande adesão. Vejo o entusiasmo no rosto de cada um e cada uma que compareceu aqui hoje”, salientou o promotor de Justiça da Infância e Educação da 10ª Comarca de Sete Lagoas, Luiz Gustavo Carvalho Soares.
Quem está no dia a dia da sala de aula reconhece a importância desse tipo de capacitação, sabendo que o reflexo no processo de aprendizagem é visível para os alunos. “Sabemos que todos que estão na escola passam por momentos difíceis, principalmente depois da pandemia. Então, toda ação que venha para trabalhar o emocional para que estamos aptos, para que possamos fazer melhor pelos nossos alunos, é super importante”, comemorou a professora da E.M. Aurete Pontes Fonseca, Rosa Tereza França.
Da Redação com PMSL