Um casal jovem segurando seus capacetes interpelou felizes à reportagem para que pudéssemos fazer uma foto. Compradores de um lote no bairro Serra Verde, eles estavam felizes em agora planejarem uma vida nova.
“Vida nova” é uma dos adjetivos podem resumir o empreendimento localizado em Sete Lagoas, mas outros podem ser ali colocados. Projetados pela JG e Gran Urbanismo, o Serra Verde teve a comemoração de obras finalizadas nesse sábado (26), com uma festa para toda a comunidade.
A principal proposta deste bairro é, de acordo com o Emílio Mosquera, representante da Gran Urbanismo, realizar “cidades melhores”. O loteamento, que está com todas as suas unidades vendidas, tem vias e calçadas largas, com praça, área para pets, bicicletário, academia ao ar livre e uma área verde acessível a todos os ocupantes do local.
“Então quando decidirmos colocar o slogan em nossa cultura, trazemos para nós um compromisso e a responsabilidade de fazermos cidades melhores, e o Serra Verde é uma parte dessa contribuição”.
Não só entregar um novo espaço no ordenamento territorial urbano, mas deixar um legado para Sete Lagoas; a JG e Gran Urbanismo buscaram com o novo bairro implantar uma nova cultura de cuidar da cidade a começar pela sua rua.
“Essa integração da área verde, se vermos o traçado urbano do bairro, vamos ver aqui que as vias estão sempre se conectando a via que faz uma borda deste cinturão verde. E isso induz que as pessoas façam caminhadas para este local”, aponta José Geraldo, da JG Urbanismo, que alerta para que tanto a sociedade e poder público se unam para cuidar e preservar estes locais de convivência.
A festa, que durou toda a manhã e início da tarde de sábado contou com muita interação para as crianças, música ao vivo e venda de comidas e bebidas por produtores locais. Prestigiada por autoridades locais, a finalização das obras do Serra Verde contou com o plantio simbólico de 20 mudas de árvores – ao menos 2 mil serão realizadas pela JG e Gran Urbanismo dentro da área verde.
“E o que vemos aqui no Serra Verde em sua infraestrutura, nós vemos aqui a qualidade dos empreendimentos que estamos aprovando”, afirma o prefeito Duílio de Castro, ressaltando que o projeto urbanístico contempla faixa de pedestres, drenagem e meio-fio, sendo desnecessário todo tipo de intervenção urbana por parte do município no futuro.
Os compradores do empreendimento estão ansiosos para começarem sua nova vida no bairro, como diz o advogado Túlio Magno Lima: “Eu e minha família vínhamos na expectativa de um local que fosse entregar infraestrutura e dentre várias opções encontramos o Serra Verde. E foi aqui que escolhemos estabelecer a nossa moradia e acredito muito nesse bairro”, finaliza.