A artista visual e muralista Laris, natural de Sete Lagoas, volta ao Viaduto da Rua Santa Luzia, próximo ao Clube Náutico de Sete Lagoas, para mais uma vez colorir a cidade, agora dentro da edição local do Festival Nacional de Arte de Rua (FENAR) 2024. Esta será a terceira obra da artista em edições do festival que tem como tradição deixar obras de arte urbanas por onde passa.

Laris, que se destaca por sua conexão com a fauna e flora brasileiras, vai transformar o segundo lado do viaduto, complementando o trabalho iniciado no começo deste ano. Em abril ela pintou um dos lados durante a Semana do Grafite e Muralismo:
Ver essa foto no Instagram
Em sua nova intervenção urbana, a artista dá vida a uma composição que inclui uma pantera negra, o fruto do cacau e folhas amazônicas, reforçando a presença da biodiversidade nacional em meio ao cenário urbano.
Com cinco anos dedicados à arte urbana, Laris compartilha suas expectativas para a obra: “Queremos trazer mais cor, vivacidade e alegria para as pessoas que passarem por ali”. Esta é sua terceira participação no Festival Nacional de Arte de Rua. Na edição realizada na cidade de Arcos, ela renovou a fachada lateral da Prefeitura Municipal, retratando a relação entre homem e natureza. Na edição de Matozinhos, a muralista usou sua arte para valorizar a fauna nacional no Palácio da Cultura, com destaque para uma imponente arara vermelha.
“Queremos trazer mais cor, vivacidade e alegria para as pessoas que passarem por ali”, conta Laris
“Sempre admirei a FENAR e, agora, fazendo parte, vejo como ele é potente para a cultura do município”, declara. O FENAR, além de uma extensa programação com música, teatro, dança, circo, cultura popular e debates, tem a tradição em transformar paisagens urbanas com intervenções ao ar livre, deixando um rastro e um legado de obras. A intenção, segundo o produtor e curador do evento, Alan Keller, é contribuir para tornar as paisagens das cidades ainda mais bonitas.
Sete Lagoas, abriga obras dos artistas Drin Cortes, Priscila Amoni e Efe Godoy. Matozinhos ganhou obras de Laris, Julia Bruno e André Brasa e Arcos também tem murais de Laris e Beatriz Ferreira. “São manifestações culturais atuais e obras de arte de novos muralistas que merecem destaque, inclusive com trabalhos de artistas locais”, afirma Alan.
O FENAR é viabilizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e conta com o patrocínio da Cimento Nacional, além do apoio da Prefeitura de Sete Lagoas e suas Secretarias Municipais que fazem o evento acontecer. A gestão é da Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos e a realização do Governo de Minas Gerais.
Da Redação com FENAR