Em uma operação que durou cerca de seis horas, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) resgatou nesta quarta-feira (30) um homem que havia construído uma “casa” em uma árvore na Avenida do Contorno, região central da capital mineira.
Identificado como Josimar, o homem vivia no local há aproximadamente duas semanas e resistiu à remoção, alegando que só sairia de lá “morto”. A operação, que teve início por volta das 8h, mobilizou equipes dos bombeiros, Samu, Polícia Militar e Guarda Municipal, e causou grande congestionamento na região.
Segundo testemunhas, Josimar teria construído uma estrutura rudimentar na copa da árvore e se alimentava e dormia no local. Amigos em situação de rua tentaram convencê-lo a descer, oferecendo até bebidas, mas sem sucesso.
Os bombeiros utilizaram escadas para acessar a árvore e, após imobilizar o homem, içaram-no em uma corda. Josimar, que possui apenas uma perna, foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Sul, mas ficou lá somente até o início da noite. Ele não estava ferido e, assim, recusou atendimento. Como prevê a lei, ele foi liberado, já que não cometeu nenhum delito, não destruiu nenhum bem público ou privado e não agrediu ou feriu ninguém.
A ocorrência gerou grande repercussão nas redes sociais e nos meios de comunicação. Moradores da região relataram que esta não seria a primeira vez que Josimar construía uma “casa” em árvore. Ele teria feito o mesmo em outra cidade da região metropolitana de Belo Horizonte.