O semáforo da Av. Monsenhor Messias, que fica quase em frente ao Mercadão, vai voltar a operar a partir da próxima semana. Quando ligado, o equipamento estará aberto para pedestres durante 20 segundos e 40 segundos sem interrupção será o tempo para os carros. A secretaria de Trânsito e Transporte Urbano, SELTRANS, já está fazendo testes no local e uma faixa foi afixada para alertar motoristas e pedestres da novidade.
Ainda se acostumando com o funcionamento do semáforo, motoristas e pedestres acreditam que a iniciativa pode melhorar o trânsito na região. “Acredito que vai melhorar sim. Tem carro que freia em cima de pedestre e tem gente que vai atravessar quando o carro já está bem próximo da faixa. Então acho que melhorar para os dois lados”, diz Tainara Aparecida, 18 anos, que trabalha em uma farmácia em frente ao equipamento e que já viu vários “quase” atropelamentos.
Arlete Barbosa passa com certa regularidade pela Av. e, assim como Tainara, acha válida a proposta de religar o equipamento. “Creio que para o pedestre será melhor porque os carros freiam quase em cima da gente”. Com a experiência de quem está na “praça” há dez anos, o taxista Carlos Afonso, porém, discorda de Arlete e Tainara, e afirma que é contrário à medida. “Quando funcionava virava bagunça aqui na rotatória do posto policial e lá em frente ao Dom Silvério. Depende muito do tempo que ficará aberto para pedestre”, analisa Carlos.
A SELTRANS informou que a motivação para religar o semáforo veio após a realização de estudos feitos para que o trânsito flua mais e melhor. Segundo a secretaria, em horário de pico a quantidade de pedestre é muito grande e sem o semáforo o trânsito fica muito tempo parado gerando grandes filas de carro.
Ainda de acordo com o órgão, a medida é apenas uma de várias que estão por vir para que o trânsito da cidade possa melhorar. A retirada de algumas faixas de pedestre e a instalação de outras em locais distintos são outras providências que serão tomadas em breve.
Por Marcelo Paiva