O Termo de Parceria que concretiza o convênio entre a Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA), a instituição mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) e o Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM, através de sua mantenedora, a Fundação Educacional Monsenhor Messias (FEMM) foi assinado nesta quarta-feira, 18.
Com o objetivo de desenvolver em conjunto atividades de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e extensão, e somar forças para a implantação do curso de Medicina em Sete Lagoas estas instituições passam a partir de agora a desenvolver a parceria.
O acordo vai permitir uma cooperação entre as instituições nas áreas de saúde e qualidade de vida, e da gestão no setor. Dentre as cláusulas, a parceria prevê o desenvolvimento de ações de planejamento e desenvolvimento de projeto pedagógico de curso, além de estruturação de infraestrutura e provisão de corpo docente.
Outra importante ação é o suporte a programas de residência médica, com a finalidade de implementar, de forma conjunta, o curso de Medicina no UNIFEMM, que também vai ajudar a amenizar o problemas de falta de profissionais na área.
“É importante frisar que também haverá um impacto na qualidade da gestão de saúde no município e região. E, claro, um importante passo do UNIFEMM para a implantação do tão sonhado curso de medicina”, observa o Reitor do UNIFEMM, Dr. Antônio Fernandino de Castro Bahia Filho.
Entre as metas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UNIFEMM para os próximos quatro anos, está a instalação do curso de Medicina em 2015. Apesar da parceria entre as duas fundações educacionais ser um passo importante, há outras exigências do Ministério da Educação (MEC) a serem cumpridas antes da implantação do curso, como a instalação de residência médica no município, parceria com a prefeitura para a disponibilidade da estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) para a Medicina, dentre outras.
“Este acordo vai encurtar algumas distâncias, pois é a união de duas importantes instituições, com total apoio do poder público instituído”, enfatizou Márcio Reinaldo, prefeito de Sete Lagoas.
Com informações ASCOM Unifemm.