Mais uma vez, estudantes de cursos profissionalizantes do programa Trilhas de Futuro 2 da Grau Técnico Sete Lagoas reclamam dos atrasos da instituição acerca dos repasses para estágios e ajudas de custo para transporte e alimentação em dias letivos.
A situação dos alunos foi divulgada no último dia 28 de outubro. De acordo com o programa, do Governo de Minas, os docentes recebem R$ 20 por dia de aula, além dos estágios – no Trilhas de Futuro, a escola conveniada no programa recebe os valores e depois os repassa para os alunos matriculados.
Mas, de acordo com os docentes, os atrasos veem acontecendo de maneira sistemática: “Falaram que iam pagar dentro de 21 dias porém nenhum repasse até o momento foi efetuado. E não deram mais nenhuma esclarecimento. Estamos sem dinheiro para pagar a passagem do estágio e estamos impedidos de trabalhar devido ao horário de 13h às 17he também já foi informado que não vão trocar os horários de estágio”, informa uma estudante, que alega que desde o dia 25 de setembro os valores estão atrasados.
“Sou estudante e estou sempre entrando em contato com a Grau Técnico pra rever o meu repasse dos estágios, mas o retorno deles nunca é recíproco. O único repasse foi depois da denúncia no SeteLagos.com.br, onde responderam de imediato, no dia 30 de outubro. E mesmo assim fizeram somente da Enfermagem, porqu as turmas de Radiologia não receberam nenhum valor, e os alunos que receberam relataram que faltava valores”, desabafa uma aluna do curso de Enfermagem.
A reportagem procurou mais uma vez a Grau Técnico acerca dos acontecimentos. Em caso de resposta a matéria será atualizada.
Anteriormente, a instituição informou que estava sob nova gestão, “se inteirando de todos os fatos que envolvem os repasses de ajudas de custo dos alunos do Trilhas 2 que estejam em aberto”, como dito em nota divulgada no dia 31 de outubro. A Grau Técnico afirmou que nenhum aluno do Trilhas de Futuro não ficariam sem receber os repasses, mesmo que “tenha que arcar com qualquer valor pessoalmente [sic]”.
A Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) afirmou, em nota para o SeteLagoas.com.br no último dia 28 de outubro, que os repasses do programa Trilhas de Futuro estão sendo realizadas dentro do esperado, sem atraso, e que a Grau Técnico já foi notificada acerca dos problemas. A instituição disse, em nota naquela época, que teria uma reunião com a pasta estadual acerca do fato.