A prefeitura com as secretarias de Saúde e Educação aderiu ao Programa Saúde na Escola, PSE, que irá atender mais de 27 mil alunos em 46 escolas públicas da cidade, com diversas ações de prevenção e promoção da saúde. A equipe multidisciplinar juntamente com as Estratégias de Saúde da Família, ESF, Centros de Saúde, CS, Núcleo de Apoio a Saúde da Família, NASF, e Odontologia já iniciaram as atividades.
As primeiras ações foram: apresentação do Programa Saúde na Escola para os profissionais da educação, pais/responsáveis dos alunos, prevenção a Influenza e confecção do cartão SUS. 276 profissionais da saúde; 431 profissionais da educação e 492 educandos fizeram o cartão SUS.
A escola é um espaço privilegiado de difusão de informação para crianças e jovens sobre a importância da prática de atividade física para promoção de uma vida saudável com qualidade, desenvolvendo o interesse dos alunos pelas atividades, esportes e exercícios abordados nas aulas de Educação Física.
Os educadores físicos do NASF estão realizando um diagnóstico sobre as práticas de atividade física nas escolas. Quando necessário, os alunos serão avaliados pelo médico do PSE para atestar a prática da atividade física.
A pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) 2012, apontou que cerca de 61,5% dos alunos da escola pública contam com esse recurso, contra 38,3% na escola privada. O diagnóstico favorecerá as ações da prática corporal de uma forma mais efetiva, fortalecendo as práticas existentes e estimulando novas práticas.
Os Agentes Comunitários de Saúde, ACS, estão sendo capacitados pelas nutricionistas do PSE para a avaliação antropométrica dos educandos e para as intervenções coletivas necessárias.
Os dentistas estão realizando o atendimento odontológico nas unidades: ESF Bela Vista e UBS Luxemburgo, onde já desenvolveram capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde, ACS, abordando os temas: Técnica de escovação, dieta saudável, cárie, doença periodontal, Flúor, urgências odontológicas e classificação de risco para triagem dos alunos. Também foram capacitados os diretores, professores e funcionários das escolas: E.M. Professor Galvão, CEMEI- Irmã Flávia e E.E Alípio Maciel de Oliveira. Após a triagem, os educandos serão tratados individualmente ou coletivamente, conforme a necessidade.
Com informações de Ascom Saúde