Novembro fecha o ciclo de feriados com o Dia da Consciência Negra, que será comemorado nesta quarta (20). Pela primeira vez no calendário de celebrações nacionais – em Sete Lagoas, a data era feriado desde o ano de 2020.
A escolha do dia 20 de novembro para celebrar a Consciência Negra tem um significado histórico profundo, pois representa a data da morte de Zumbi, ocorrida em 1695, quando ele liderou a resistência contra as tropas portuguesas. O notável líder do Quilombo dos Palmares na Serra da Barriga, Alagoas, simboliza a luta tenaz de milhares de negros contra o sistema de escravidão que perdurou por anos no Brasil.
Veja o que funciona – e o que mais Sete Lagoas terá de atividades neste dia:
Comércio
O Sindicato do Comércio Varejista de Sete Lagoas (SindComércio) deliberou, juntamente com os seus signatários, que é facultativo aos comerciantes a abertura de suas lojas. Pela convenção, em caso de abertura, é pago ao funcionário pelo dia trabalhado R$ 66 / hora ou a concessão de folga no prazo de 90 dias.
Saúde
O atendimento de urgência e emergência públicos de Sete Lagoas estarão disponíveis: UPA, Pronto-Atendimento do Belo Vale, Hospital Municipal e SAMU.
Serviços essenciais
Coleta de lixo, cemitérios e transporte público municipais em funcionamento normal.
Bancos
As agências terão apenas o funcionamento do autoatendimento, retornando com o serviço bancário na quinta-feira (21).
Lotéricas
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o funcionamento das casas lotéricas está facultativo aos donos da concessão.
Eventos sobre a Consciência Negra
Sete Lagoas e cidades da região promovem, desde a segunda (18), uma série de atividades ligadas à data marcante. Separamos os principais para que possa desfrutar, discutir e celebrar sobre presença negra em nosso país.
Veja abaixo algumas opções: