Depois de ser destaque estadual em 2023, o programa do Governo de Minas “Jovens Mineiros Sustentáveis” chega ao fim de sua edição 2024 também superando expectativas em Sete Lagoas. A iniciativa da Prefeitura – por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária – é focada na educação ambiental e reúne estudantes de escolas municipais. Neste início de semana, a principal ação foi o plantio de mudas do projeto Bosque do Amanhã.
O projeto é abrangente e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. A pauta tem abordagem diversa em temas da área ambiental, cidadania e educação ambiental. “Tudo isso tem como sentido aumentar a conscientização para a necessidade da proteção ambiental. O bosque ocupa uma área que estava abandonada e agora entra no processo de revitalização. Ainda despertamos nas crianças a importância do reflorestamento. Inclusive, brevemente, vamos anunciar um prêmio que receberemos por este projeto”, revelou Edmundo Diniz, secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária.
O plantio do bosque sob a orientação de técnicos da Prefeitura é uma ação real e concreta de sustentabilidade em uma área de grande visibilidade no encontro das avenidas Suiça e Perimetral. Uma oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido durante todo o ano. “Durante o ano trabalhamos vários temas e colocar o conhecimento em prática é o que importa. Foram plantadas 140 mudas entre nativas e frutíferas. Este é um programa abrangente que discute ações urgentes relacionadas ao meio ambiente”, avaliou Dilma Nunes, diretora do departamento de Educação Ambiental da secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária.
Em 2024, o programa Jovens Sustentáveis envolveu alunos das escolas municipais Nádia Lúcia e Professor Edson Abreu. Todos muito atentos a esta proposta que agrega valor, mas exige planejamento e dedicação. “Todo o aprendizado na sala de aula refletiu hoje neste momento histórico. Esse plantio de mudas vai ficar eternizado na vida dessas crianças e nesta região do bairro Nova Cidade”, destacou Renato Gomes, Secretário Ajunto de Educação.
Uma geração de crianças foi envolvida com a causa ambiental. O programa tem propostas muito bem definidas que são aplicadas à risca pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária. Uma estratégia que funciona muito bem. “Nosso envolvimento é muito importante porque ajuda a natureza, os animais e ainda pode gerar muitas frutas pra gente comer”, comentou a pequena Nayara S. Costa e Silva, aluna do 5º ano da Escola Municipal Nádia Lúcia. “Aprendi que temos que plantar árvores para ter um futuro melhor, elas fazem o oxigênio ser bom”, completou Mariana Oliveira, também do 5º ano da escola Nádia Lúcia.
Com PMSL-ASCOM