O programa Passando a Limpo recebeu nesta sexta-feira (22) o comandante da Guarda Civil Municipal de Sete Lagoas e da Defesa Civil, Sérgio Andrade. Ele deu dicas e abordou as medidas adotadas pela Defesa Civil para lidar com o período de chuvas.
A Defesa Civil exerce um papel fundamental ao coordenar o gerenciamento de riscos e desastres ambientais pela cidade. Erroneamente pode-se imaginar que sua atuação ocorre somente nos períodos críticos, mas Sérgio Andrade deixa claro que o monitoramento é constante. Os períodos de estiagem também são de trabalho intenso pois é nele que se fazem ações preventivas.
Sete Lagoas, mesmo tendo um relevo suavemente ondulado, tem de acordo com Sérgio Andrade sete áreas de risco mapeadas pela Defesa Civil e cerca de trinta pontos de alagamento. O comandante destaca que, não é porque a situação do município é menos preocupante do que outras pelo país – por comparação, por exemplo, com a região serrana do Rio de Janeiro -, que a Defesa Civil não precise atuar. Muito pelo contrário, tal órgão precisa compreender plenamente as demandas do município em que atua.
Para encorpar essa atuação é importante que as cidades tenham parcerias também com o governo estadual. Sérgio lembra que ontem (21) foi inaugurado o Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec), localizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O novo departamento promete integrar informações entre as cidades além de fortalecer o apoio que a Defesa Civil Estadual presta aos municípios.
Sérgio Andrade explica também como se dá a atuação da Defesa Civil nos casos mais graves que envolvem remoção de famílias sujeitas a situações de risco, passando desde a identificação do problema até as políticas de assistência social oferecidas pelo município.
Durante o programa os presentes debateram também a necessidade de cada cidadão fazer a sua parte desobstruindo calhas, ralos, não colocando materiais de construção nas calçadas, depositando lixo nas lixeiras e nos dias corretos de coleta na sua rua, pois essas ações individuais quando somadas têm o poder de amplificar a prevenção a desastre maiores.
Sérgio Andrade deixa também o número para que a Defesa Civil seja acionada em Sete Lagoas em caso de surgimento de trincas e fissuras nos imóveis, abatimento de solo, alagamentos: (31) 9 2004 5153. O número 153 está temporariamente indisponível.
Outro serviço importante é o recebimento de alertas meteorológicos diretamente no celular. Para se cadastrar gratuitamente, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. Feito isso, avisos de chuvas, enchentes e até ondas de calor são enviados pela Defesa Civil Estadual para qualquer aparelho cadastrado.
Reveja o Passando a Limpo: