Em um evento que celebrou a rica história de Sete Lagoas, a cidade reuniu estudantes, educadores e personalidades locais no último domingo (24). A Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (ACI) foi o palco da roda de conversa sobre a vida e obra de Jovelino Lanza e da premiação do concurso de redação “De Mãos Dadas com a História”.
O projeto, que incentivou alunos do 9º ano da rede municipal a pesquisar e escrever sobre personagens e fatos marcantes da cidade, culminou em uma noite de celebração e reconhecimento. A roda de conversa, com a participação de especialistas em história local, proporcionou um aprofundamento sobre a vida e o legado de Jovelino Lanza, figura fundamental para o desenvolvimento de Sete Lagoas.
O ponto alto da noite foi a premiação dos vencedores do concurso de redação. Lorrany de Oliveira Silva Santos Assis, da Escola Municipal Padre Teodoro, levou o primeiro lugar e um notebook. Isabella Fernandes Santos, da Escola Municipal Professor Edson Abreu, ficou em segundo lugar e ganhou um tablet. Já Anyta Emanuelly Teles Ferreira, da Escola Municipal Hilário Pereira da Fonseca, conquistou o terceiro lugar e uma bolsa de estudos de inglês.
A iniciativa, idealizada por Ailton de Castro, Amauri Artimos da Matta e Élida Lacerda Gontijo, contou com a participação de uma comissão avaliadora composta por professores, pedagogos e pesquisadores, garantindo a qualidade e a imparcialidade na avaliação das redações.Padre Teodoro, Zezito Fillizola e Dimas Luiz de Souza foram os personagens abordados.
“Todos que participaram do concurso estão de parabéns, pois cada um, a seu modo, trouxe significativas contribuições para a nossa história e para o progresso da cidade. O objetivo do concurso, assim, foi alcançado”, afirma Amauri Artimos da Matta. “Com iniciativas como essa, a prefeitura de Sete Lagoas, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, reafirma o compromisso com a valorização da sua história e o incentivo ao protagonismo dos jovens na construção de uma identidade cidadã”, completa Márcia Veiga.
O evento contou com a presença de gestores escolares, representantes da ACI e de outras instituições, além de membros da comunidade. A premiação foi um momento de grande emoção para os estudantes, professores e familiares, que celebraram juntos essa importante conquista.